Os eleitores já podem consultar no site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas as diretrizes de governo de todos os candidatos ao governo de Minas. Os documentos apresentam ainda, de forma sucinta, as principais diretrizes e promessas de governo dos concorrentes.
Fernando Pimentel (PT) apresentou 59 tópicos que se dividem em oito eixos. Entre as prioridades estão a reforma no modelo de gestão do Estado e o combate à violência. Ele ainda pretende diversificar a economia, ter mais transparência e diálogo com a população, além de modernizar a infraestrutura.
O seu principal adversário, Pimenta da Veiga (PSDB), além de destacar áreas como educação e saúde nas diretrizes, disse nessa quarta que a mobilidade urbana terá atenção especial. Ele ainda citou que pretende implementar o sistema de transporte sobre trilhos na região metropolitana.
Já Tarcísio Delgado (PSB) dividiu seus projetos para Minas em cinco módulos. Ele pretende dialogar mais com os municípios, aumentar os gastos em saúde, investir em desenvolvimento e indústrias de tecnologia e criar ações regionalizadas.
Descentralização do governo e escola integral são pontos comuns
Os três principais postulantes ao Palácio Tiradentes definiram, em comum, ações semelhantes para duas áreas consideradas prioritárias: administração pública e educação. Todos eles garantem que, se eleitos, vão procurar descentralizar as ações administrativas do governo, propondo iniciativas específicas para cada região de Minas.
De acordo com o programa de governo de Fernando Pimentel, a ideia é tomar decisões fora da Cidade Administrativa – atual sede do governo, construída durante a gestão do PSDB e muito criticada pelo PT. A ação, segundo o petista, seria estratégica para "resolver as diferenças e hiatos regionais de Minas", criando outras estruturas de governo em cidades-polo.
Apesar de ser do partido idealizador da Cidade Administrativa, Pimenta da Veiga também pretende criar uma estrutura alternativa de administração. De acordo com o tucano, a proposta é manter um conjunto de entidades e de pessoas trabalhando em um determinado local. "Nós estamos estudando a regionalização da administração pública", resumiu.
Para Tarcísio Delgado, o melhor caminho também é "fazer uma administração descentralizada, valorizando os recursos dos municípios". De acordo com o programa de governo entregue pelo socialista à Justiça Eleitoral, também será prioridade modernizar a estrutura administrativa e dar mais transparência nas ações do governo.
Educação
As semelhanças nos programas de governo também se destacam quando o assunto é a educação. Todos os candidatos focam na escola integrada, apesar de algumas ideias serem mais ousadas. Segundo o programa de Pimentel, o ideal é conseguir manter os alunos na escola por pelo menos sete horas ao dia, "atingindo 20% das matrículas da rede pública".
Já seu adversário, Pimenta da Veiga, pretende "levar o ensino integral a todas as escolas de Minas", o que colocaria o Estado no patamar de liderança na educação brasileira. Tarcísio Delgado também pretende ampliar a escola integral, apesar de não definir o número ideal a ser alcançado.