Nesta sexta-feira (4), Alberto Pinto Coelho (PP) tomou posse como governador do Estado de Minas Gerais, substituindo Antonio Anastasia (PSDB), que se desincompatibiliza do cargo em atendimento à legislação eleitoral, uma vez que deve se candidatar a uma vaga no Senado Federal. A cerimônia de posse foi realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Em entrevista, o novo governador disse que pretende dar continuidade aos trabalhos executados pela gestão de Antonio Anastasia e Aécio Neves à frente do Executivo mineiro. "É um governo que dá continuidade, que tem o mesmo norte, a mesma filosofia, os mesmos princípios. Pretendemos levar a cabo até dezembro deste ano o legado deixado pelo governador Antonio Anastasia. Naturalmente, imprimindo o nosso ritmo, respondendo às demandas da sociedade e buscando dar celeridade aos programas e ações de governo", declarou.
Em seguida, cerca de 4 mil convidados acompanharam, no Palácio da Liberdade, a cerimônia de transmissão de cargo ao governador Alberto Pinto Coelho. A movimentação na Praça da Liberdade foi intensa para a despedida do ex-governador Antonio Anastasia e saudar o 46º chefe do Executivo mineiro, Alberto Pinto Coelho. Acompanhado da esposa, Célia Pinto Coelho, ele entrou pela Alameda Central da Praça da Liberdade, onde foi recebido por honras militares, e, em seguida, passou em revista pela tropa formada em sua homenagem.
O ex-governador Antonio Anastasia destacou, em pronunciamento, seu sentimento de ter cumprido suas responsabilidades com ética e compromisso. "Deixo o cargo com a serenidade de quem muito se empenhou, envidando os melhores esforços em favor de Minas, que, posso afirmar sem reserva, avançou no concerto dos entes federados", afirmou.
Biografia do novo governador
Alberto Pinto Coelho nasceu no dia 3 de outubro de 1945, no município de Rio Verde (GO), e aos três anos de idade retornou com sua família para Belo Horizonte, Minas Gerais. É filho do professor e advogado militante Dr. Alberto Pinto Coelho, mineiro de Manhuaçu, e de dona Abigail, professora primária, também mineira, de São Domingos do Prata. Seu pai presidiu a Assembleia Legislativa de Goiás entre 1947 e 1948.
Graduado em Administração de Empresas, Alberto Pinto Coelho acumulou mais de 30 anos de experiência no setor de telecomunicações. Já como deputado, assumiu a Presidência da Assembleia Legislativa em 2007. Em outubro de 2010, Alberto Pinto Coelho foi eleito vice-governador na chapa encabeçada por Antonio Anastasia.