O ex-ministro do Desenvolvimento e pré-candidato ao governo de Minas, Fernando Pimentel (PT), participou, nessa sexta-feira (21), no Clube Minas Gerais, em Justinópolis, da "Caravana da Participação", série de viagens do pré-candidato pelo Estado para ouvir demandas da população e divulgar seu nome antes do início oficial da campanha. Ribeirão das Neves é a quarta cidade visitada por Pimentel depois do lançamento.
Ao lado da prefeita Daniela Corrêa (PT) e de lideranças petistas, o ex-ministro discursou para um auditório cheio de pessoas de diversos segmentos sociais de municípios do entorno de Belo Horizonte. Com discurso de candidato, o petista prometeu dar atenção à ideia de transformar a penitenciária José Maria Alkimin em um campus universitário e criticou a gestão da segurança pública dos últimos governos estaduais.
"As cidades se tornaram inseguras. Nossa juventude tem todo direito de se divertir sem ter sua vida ameaçada. É preciso aumentar o efetivo, melhorar os equipamentos, apoiar as prefeituras. Hoje, são os prefeitos que pagam o combustível e o aluguel do destacamento. O estado não está fazendo a parte dele, e tem que fazer", apontou.
Segundo Pimentel, essa "miopia" da política estadual de segurança vem agravando os índices de criminalidade no estado. Conforme dados da própria Polícia Militar, todas as Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) do Estado tiveram aumento de crimes violentos em 2013 na comparação com o ano anterior. Foram 430,01 crimes violentos por 100 mil habitantes.
Sobre a campanha ao governo deste ano, Pimentel disse que não irá utilizar denúncias como mensalão do PSDB. "Nas eleições, o eleitor vota pensando no futuro, ele olha para frente. Vamos fazer campanha correta e sem baixarias e espero que os adversários hajam da mesma forma", afirmou.