O vereador Irineu de Resende (PSDB) foi condenado a seis anos e sete meses de prisão em regime semi-aberto por desvio de recursos de verba indenizatória em processo aberto pelo Ministério Público Estadual em 2008, que apurou irregularidades ocorridas em 2006. À época, o parlamentar não conseguiu justificar o que fez com o dinheiro. Ao todo, Irineu recebeu, no mesmo processo, 17 condenações por gestão irregular de dinheiro público. Atuando em seu quinto mandato na Câmara Municipal, o tucano tem base eleitoral no bairro Veneza.
A verba indenizatória era utilizada por parlamentares para gastos com material de escritório, gasolina e pagamento de consultorias. Os vereadores de Ribeirão das Neves tinham autorização para gastar até R$ 3,5 mil por mês cobertos pelo Poder Legislativo. Com o início das investigações do Ministério Público, a Câmara decidiu acabar com o pagamento da verba.
Os vereadores de Ribeirão das Neves têm salário de aproximadamente R$ 10.700 mil. No gabinete do parlamentar, assessores afirmaram que o parlamentar estava com fortes dores da coluna, e por isso não compareceu à sessão ordinária dessa segunda-feira (29).
O diretor jurídico da Câmara, Flávio Freire, informou que, por enquanto, Irineu deverá continuar como parlamentar mesmo depois da condenação. "Ainda não tivemos acesso a todo o teor da sentença", afirmou o diretor à reportagem do Portal Uai. Por ser decisão de primeira instância, o vereador poderá entrar com recurso no Tribunal de Justiça. A primeira eleição de Irineu foi em 1992. Venceu novamente em 1996, 2000, 2004, perdeu em 2008 e retornou à Casa em 2012.
Com informações do Portal Uai