O presidente da Câmara Municipal de Ribeirão das Neves, vereador Lelo (PSB), avaliou a pedido do RN.net sua gestão na presidência do legislativo durante o ano de 2012. Reeleito este ano para mais um mandato com 2.256 votos, o socialista destacou os avanços alcançados pelo legislativo nevense e elencou os desafios do próximo presidente. Na visão de Lelo, o principal papel do presidente é criar um relacionamento com o executivo para viabilizar maior celeridade às respostas das demandas da população.
De acordo com o vereador, suas principais conquistas frente à presidência do legislativo neste ano foram a aquisição de dois carros novos com recursos próprios da Câmara, que acabou com a cultura do aluguel de veículos e aumentou o patrimônio da Casa, e a valorização dos funcionários em decorrência da reforma administrativa aprovada no ano passado que entrou em vigor a partir de janeiro. Em relação aos projetos aprovados, Lelo destacou principalmente aqueles relativos ao uso e ocupação do solo na faixa urbana e ao programa "Minha Casa, Minha Vida".
Segundo ele, alguns projetos não puderam ser contemplados, mas foi aberta a lacuna para que o próximo presidente possa dar sequência ao que foi proposto. "Nossa intenção era adquirir um equipamento que acelerasse a disponibilização de toda a tramitação de processos da Câmara no site de transparência", lamentou.
O presidente avaliou também os resultados das eleições e disse acreditar que a renovação do mandato de alguns vereadores mostrou que o trabalho desenvolvido por eles foi aprovado pela população. No entanto, Lelo criticou o sistema político do país. "Os novatos são bem-vindos, mas nós tivemos companheiros com muitos votos e que, por questões de legenda, não conseguiram a reeleição, como o Fábio Pires, do próprio PSB. Acho que tem que haver uma reforma que acaba com a influência das coligações", avaliou.
Lelo aproveitou a oportunidade para pedir uma maior participação da sociedade na vida política do município. "A população deve fazer uma avaliação do legislativo e do executivo e participar mais do processo, cobrar dos eleitos e buscar as informações sobre o trabalho da Câmara, que é uma casa do povo. Quero deixar um feliz ano novo e nos colocar à disposição da população", finalizou.