Os eleitores nevenses vãos às urnas neste domingo (7) para eleger o prefeito, vice-prefeito e 14 vereadores que irão administrar a cidade pelos próximos 4 anos. Cerca de 175 mil eleitores estão aptos a votar em Ribeirão das Neves, 11% a mais que no último pleito, em 2008.
Cinco candidatos estão na disputa pelo cargo no executivo. Pelo que indicam as pesquisas e a força econômica das campanhas, Daniela Corrêa (PT) e Gláucia Brandão (PSDB) devem polarizar os votos, enquanto Maria Rasgacena (PPL), Marquinhos (PRB) e Ronaldo Sena (PSOL) correm por fora tentando surpreender.
A petista Daniela aposta na popularidade dos maiores cabos eleitorais do seu partido, o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff. Durante a campanha, a candidata esteve pelo menos duas vezes com o ex-presidente, que reiterou apoio à jovem e garantiu apoio do governo federal a uma possível gestão de Daniela.
A tucana Gláucia tem como trunfo principal a parceria com grandes caciques da sua legenda, como o governador Antonio Anastasia e o senador Aécio Neves. A dupla esteve na cidade no lançamento de sua campanha e retornou na reta final para reforçar o apoio à ex-deputada.
Com campanha mais modesta, o republicano Marquinhos aposta no diálogo que tem aberto tanto com o governo estadual quanto do federal para surgir como uma terceira via dos nevenses. A cabelereira Maria Rasgacena promete investir pesado na educação para chamar atenção dos eleitores e Ronaldo Sena planeja um choque de gestão para conseguir os votos necessários para ser eleito.
Câmara Municipal
Cerca de 280 candidatos estarão concorrendo às 14 vagas na Câmara Municipal de Ribeirão das Neves para o exercício do mandato 2013/2016. Em relação ao último pleito, realizado em 2008, houve um aumento de 11,2%, quando foram inscritos 241 nomes para a disputa. Dentre os concorrentes, 13 vereadores disputarão a reeleição.
Dos candidatos a uma vaga no legislativo, 67% são homens e 33% mulheres. Os partidos que mais inscreveram nomes foram o PSOL (25), PT (23) e PSDB (22), enquanto PSD (2), PSDC (1) e PCB (1) tiveram o menor número de candidaturas registradas. Com relação à origem dos postulantes às cadeiras da Câmara, apenas 37 são nascidos em Ribeirão das Neves, enquanto 95 vieram de cidades vizinhas, como Belo Horizonte, Contagem e Esmeraldas. Outros 21 candidatos veem de fora do estado de Minas Gerais.