Embora a televisão ainda seja o principal veículo para informação de quem vai votar, os eleitores, os partidos políticos e os candidatos descobriram a força da internet e das mídias sociais e pretendem usá-las com intensidade nesta campanha. Em Ribeirão das Neves, a internet será usada cada vez mais pelos políticos graças à melhora na qualidade de acesso a internet.
A busca crescente de informações na internet é constatada também em sites oficiais. Em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, com 15 milhões de eleitores espalhados por 853 municípios, a busca por informações no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado mais que dobrou da última eleição municipal, em 2008, para cá.
Até agora, os candidatos à Prefeitura têm utilizado principalmente as redes sociais para divulgar suas ações de campanha ao eleitorado. A petista Daniela Corrêa, por exemplo, apostou no corpo a corpo com a população durante essa semana e, em seguida, espalhou as imagens web. A tucana Gláucia Brandão, por outro lado, focou em sua participação em eventos públicos e reuniões com lideranças e também divulgou tudo na rede. Já o republicano Marquinhos exaltou, nos últimos dias, a confirmação de sua candidatura e as novas adesões à sua campanha.
Eleitor solta a voz na rede
Insatisfeitos com os vários problemas da cidade, os eleitores também usufruem das mídias sociais para apontar identificar as necessidades e discutir melhorias, além de cobrar dos postulantes da futura gestão soluções para as principais demandas do município. O "Acorda Neves", grupo no Facebook com quase 4 mil membros, vem desde o início da campanha recebendo postagens dos usuários nesse sentido afim de chamar a atenção dos candidatos para que as ações corretivas sejam implementadas.