O prazo para o registro de candidaturas junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) terminou nessa quinta-feira (5) e revelou uma série de mudanças em relação às definições feitas durante o prazo para as convenções partidárias finalizadas no último sábado (30). Ao todo, cinco partidos tiveram os pedidos efetuados, alguns em coligação e outros não, e aguardam a homologação de suas candidaturas pelo Juiz Eleitoral.
As coligações “Uma nova cidade”, encabeçada por Daniela Corrêa (PT), e a “Juntos por uma nova Neves”, liderada por Gláucia Brandão (PSDB), prometem polarizar a disputa desse ano. A petista, no entanto, mudou o vice em relação à convenção e registrou o nome de Geraldo Lima. Já a tucana confirmou o vereador e ex-presidente da Câmara, Juninho Martins, em sua chapa.
O PRB, que havia indicado o vice de Daniela no sábado, retirou o apoio aos petistas e registrou candidatura própria e puro-sangue. O presidente do partido no município, o ex-vereador Marquinhos, será o candidato a prefeito pelos republicanos, e terá como vice o diretor escolar Adilson Puma. As outras candidaturas são a do PSOL, com Ronaldo Sena e Eustáquio Oliveira, e a do PPL, com Maria Helena Santos e Silvano Mendes.
Propaganda liberada
A propaganda eleitoral dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições de outubro está permitida a partir desta sexta-feira (6). Os comícios podem ser feitos das 8h às 24h. Os partidos políticos e as coligações podem usar, ente as 8h e às 22h, alto-falantes e amplificadores de som nas sedes ou em veículos. De acordo com a Lei das Eleições, está liberada também a propaganda eleitoral na internet, mas está proibida a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga.
A propaganda eleitoral no rádio e na televisão, no entanto, só começa dia 21 de agosto e vai até o dia 4 de outubro, três dias antes do primeiro turno de votações. A partir deste sábado (7), estará proibida a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos e que candidatos compareçam a inaugurações de obras públicas. Os eleitores fora do domicílio eleitoral têm até o dia 8 de agosto para requerer a segunda via do título de eleitor.