A população de Ribeirão das Neves pode não ser mais obrigada a assistir pela televisão à campanha pela Prefeitura ou Câmara de Belo Horizonte. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elaborou uma resolução que prevê propaganda gratuita para as cidades com mais de 20 mil eleitores que não possuem emissoras.
De acordo com a proposta, ficará assegurada a propaganda em municípios sem emissoras de televisão, onde haja apenas antenas de retransmissão ou repetidoras ou ainda as que sejam atingidas apenas por sinal. Além disso, a Justiça irá viabilizar os acordos entre os partidos e as emissoras, tendo como referências o número de eleitores e a audiência.
Assim, tomando como exemplo Belo Horizonte e a região metropolitana, o programa da capital mineira seria transmitido pelo veículo de maior audiência - no caso, a Rede Globo. Ribeirão das Neves, que tem cerca de 170 mil eleitores, conforme dados do TSE, teria o programa de seus candidatos transmitidos pela TV Record, de acordo com a relação entre o número de eleitores e a audiência do veículo.
Se a medida for aprovada e não houver alterações na minuta, os tribunais regionais eleitorais terão até 15 de maio para identificar, com os partidos e as redes de televisão, as cidades que possuem emissora local e aquelas atingidas pelos sinais gerados em outras localidades.
O texto também prevê que emissoras escolhidas para transmitir a propaganda nas cidades com mais de 20 mil eleitores deverão veicular a propaganda do segundo turno para as localidades em que seu sinal seja captado.