O diretório municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) reuniu seus filiados e militantes, nesta terça-feira (20), na Câmara Municipal, para definir o posicionamento do partido nas eleições municipais deste ano. A legenda decidiu lançar candidatura própria para Prefeito e indicou quatro nomes para concorrer ao pleito.
Os pré-candidatos escolhidos pelos socialistas foram o atual secretário municipal de Saúde, João Marcelo Guimarães, e os vereadores Célio Eustáquio da Fonseca (Lelo), Fabiano Diniz e Joaquim Vital de Oliveira (Forte).
De acordo com João Marcelo, presidente do PSB, a decisão de lançar a candidatura própria foi unânime. "Por causa força do partido que possui maior bancada na Câmara, que elegeu o prefeito e que trouxe vários avanços ao município que definimos trabalhar para fazer a sucessão do Walace", explicou.
Com relação à indicação do seu nome, João Marcelo disse que foi uma escolha do plenário, mas pelo fato do partido viver em um regime democrático indicou os nomes dos vereadores Lelo e Fabiano Diniz. "Entendo que outros nomes com potencial também tinham que ser discutido internamente no partido", completou. Já a indicação do nome do vereador Forte foi feita pelo próprio vereador.
Sobre as possíveis alianças o presidente do PSB adiantou que o partido está convicto em encabeçar chapa, no entanto, ressaltou que política é construção e se no meio do processo houver um consenso que uma composição é a melhor alternativa, a possibilidade não será descartada.
Outra reunião ordinária será organizada nas próximas semanas pela comissão executiva do partido para marcar a data da prévia para apontar o nome do pré-candidato. Segundo João Marcelo o PSB está aberto a conversas com outros partidos.
Situação
O PSB está à frente da Prefeitura desde 2005, quando levou o prefeito Walace Ventura ao mais alto posto do executivo nevense, e o reelegeu em 2008, com cerca de 80% dos votos. A bancada do partido na Câmara conta ainda com os vereadores Fábio Pires e Juarez Carvalho.