Ânimos exaltados precederam a reunião da eleição da nova Mesa Diretora na Câmara Municipal, nesta quinta-feira (22). Acordo de rodízio feito entre o grupo de oito vereadores, que ajudou a eleger Fabiano Diniz (PSB), em 2009, Tia Zeni (PTB), em 2010 e Juninho Martins (PSC), em 2011, foi quebrado durante a reunião. Bancada governista do PSB, liderada pelo vereador Célio Eustáquio da Fonseca (Lelo) (PSB), venceu a eleição com nove votos favoráveis. A nova Mesa eleita, que tomará posse na próxima terça-feira (27), tem a seguinte composição: Vereador Lelo, presidente; Pastor Juraci Heleno (PRP), vice-presidente; 1º secretário, Prof. Carlinhos (PT) e 2º secretário, Fábio Pires (PSB).
O grupo da vereadora Maria de Oliveira Cardoso (PRP) (Maria das Cabritas), que disputava a presidência com o vereador Joaquim Vital de Oliveira (Forte) (PSB) e Walter de Oliveira Júnior (Waltinho) (PMDB), não deu entrada com o pedido de formalização da chapa, acusando intervenção do poder Executivo para induzir os demais vereadores.
Desarticulados, os três vereadores que concorriam a Mesa, deixaram a plenária e abstiveram-se do voto. Com chapa única e votos abertos, a eleição fluiu sem mais ofensas. Os vereadores Fábio Caballero (PPS) e Vanderlei da Rocha Teixeira (Vanderlei Delei) (PMN) não compareceram a reunião. Além da vereadora Maria das Cabritas, o vereador Pastor Juraci Heleno também estava cogitado a concorrer à vaga, no último momento considerou que o nome do vereador Lelo seria o mais indicado.
Todos os vereadores justificaram seus votos na tribuna, negando interferência e indução na decisão. Em coro, durante o discurso, os vereadores afirmaram que a escolha do vereador Lelo foi definida em nome de um projeto maior que está sendo pensado para a cidade. Para Lelo, a exaltação é natural por tratar de anseios diferenciados, mas que tem ser superado. “Entendo a exaltação como parte do processo político, mas temos que ter o discernimento e superar essa etapa para podermos trabalhar com ética e respeito”, ressaltou Lelo. Sobre a interferência do poder Executivo, o vereador afirmou que não houve nenhum tipo de intervenção ou manipulação. Sobre os planos para o próximo ano, o vereador disse que ainda é cedo para falar de projetos, mas contou que espera poder desenvolver um trabalho em equipe com todos os 14 vereadores.
A reunião de posse da nova Mesa Diretora será no dia 27 de dezembro, próxima terça-feira, às 19h, na Câmara Municipal. A reunião da eleição, nesta quinta-feira, foi a última plenária do ano.