Em reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira (28) no Plenário da Câmara, os vereadores de Ribeirão das Neves discutiram a definição da quantidade de parlamentares que deverão ocupar as cadeiras do Legislativo a partir de 2013.
Composta pelos vereadores Lelo, Carvalho, Fabiano Diniz, Fabinho e Forte, a bancada do PSB era a favor da manutenção dos 14 vereadores, assim como o Professor Carlinhos, do PT, e votariam contra o aumento do número de vereadores que poderia passar para 15, 17 ou 19, de acordo com emendas apresentadas por outros vereadores.
Ao abrir a votação, a primeira proposta de 17 cadeiras foi rejeitada pelos vereadores. Quando seria apresentada a opção para se elevar o número para 15 cadeiras, a vereadora Maria das Cabritas retirou-se do plenário e, acrescentada das ausências dos vereadores Fábio Caballero e Forte, a discussão não obteve quorum suficiente para sequência da votação, permanecendo assim o número de 14 vereadores.
Segundo o Vereador Lelo, líder da bancada do PSB, "a proposta de manter os 14 vereadores veio através de uma consulta popular, realizada há algum tempo pelo jornal Eh Notícia, e veio no entanto para atender o próprio anseio da comunidade, e o espaço físico da Câmara não comporta mais um parlamentar. A Câmara possui 13 gabinetes com um espaço físico muito limitado mais o gabinete do Presidente. Se tivesse que colocar mais um Vereador, teria que ter de reformar as dependências da Casa Legislativa", disse.