O ex-prefeito de Ribeirão das Neves, Ailton de Oliveira (PSDB), esclareceu no último sábado (1º), em entrevista ao RIBEIRAODASNEVES.NET, as denúncias do Ministério Público Federal (MPF) sobre fraudes à licitação durante sua gestão. De acordo com a denúncia do MPF, o ex-prefeito determinou o fracionamento das licitações: uma para a compra do veículo e outra para a compra dos equipamentos médico-hospitalares necessários para transformá-lo em ambulância.
Ailton de Oliveira confirmou que houve mais de uma licitação, mas explicou o motivo. Segundo ele, o município recebeu uma verba do Governo do Estado para comprar uma ambulância e o então Secretário de Saúde, Dr. Francisco Eller, sugeriu que o veículo fosse adaptado para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel, que poderia atender melhor a população.
O processo, conforme o ex-prefeito, foi feito em três etapas: compra do veículo, adaptação para receber a UTI Móvel, e aquisição dos equipamentos. Ailton destacou ainda que a transformação teria necessariamente que ser feita em fases distintas, pois na época não se vendiam UTIs prontas. "A prefeitura não tinha dinheiro em caixa, mas como a Saúde era nosso xodó, foi feito um esforço para equipar a ambulância", afirmou.
Em relação a acusação da procuradora da República Águeda Souto de superfaturamento na compra dos equipamentos, Ailton de Oliveira relatou que na Prefeitura acontecem inúmeras licitações, e que o prefeito, pessoalmente, não tem condições de verificar uma por uma, não tendo, assim, acompanhado de perto os processos licitatórios. Já sobre as denúncias de que a ambulância adaptada acabou vendida pelo Município a um particular por apenas cinco mil reais, o ex-prefeito garantiu que, ao sair da administração municipal, deixou o veículo funcionando em perfeitas condições, e que a venda foi feita na gestão seguinte, do ex-prefeito Dirceu Pereira, após uma batida que deixou a ambulância fora de condições de uso.
O ex-prefeito deixou ainda uma carta-resposta sobre a denúncia e um documento que recebido do Tribunal de Contas do Estado (TCE), na última semana, aprovando todas as licitações de sua gestão. Leia o texto na íntegra.
O ex-prefeito Ailton de Oliveira, vem através do mesmo meio onde foi divulgada uma acusação referente ao período de sua gestão passada, provar aos cidadãos nevenses, através de documentos enviados pelo TCE, sua inocência e pedir a todos, que da mesma forma como se interessaram em ler a matéria de acusação, como também aos que curtiram o link, que dediquem o mesmo interesse em lerem a resposta do ex-prefeito, além dos documentos enviados pela própria Justiça, inocentando-o e deixando claro o parecer e a decisão judicial sobre o caso.
Mais uma vez, podemos perceber e ter provas de como "matérias não bem esclarecidas" são capazes de gerar profundos danos à integridade moral das pessoas.
Por ser nascido em Neves, e aqui ter construído minha vida e história, além de prezar e me orgulhar da cidade onde vivo até hoje, onde vivem meus familiares, amigos e tantas pessoas que sempre acreditaram e confiaram em mim, como HOMEM e POLÍTICO, venho através do RIBEIRAODASNEVES.NET, que confio e admiro como fonte de notícias de nossa terra, prestar contas e esclarecimentos verdadeiros sobre o presente fato.
Desde já, agradeço aos membros e responsáveis por esse meio de comunicação, pela oportunidade de divulgar meu esclarecimento e provas; e me coloco à disposição para detalhamento, pessoalmente, da presente matéria.
Obrigada a todos, e principalmente à equipe do RIBEIRAODASNEVES.NET.
Um grande abraço,
Ailton de Oliveira
Ex-Prefeito de Ribeirão das Neves