A Prefeitura de Ribeirão das Neves vai realizar, nesta quinta (31) e sexta-feira (1º), um teste para avaliação do novo fluxo em sentido único na rua Ari Teixeira da Costa, da Praça Central até a rotatória após o Apoio Mineiro. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (SMST), as alterações provisórias devem ocorrer entre 8h e 19h.
Segundo o secretário da pasta, Leinilson Barbosa, será feita a sinalização com faixas e haverá a presença de agentes de trânsito e da própria equipe da SMTS para orientar motoristas e pedestres e monitorar o trânsito.
A operação para que a Ari Teixeira passe a ser de mão única no sentido Centro/Justinópolis inclui alterações importantes no trânsito local. No sentido oposto, os motoristas que estiverem indo no sentido LMG-806/Praça Central deverão virar à direita na rua São Pedro, logo depois do posto de combustível entre a Cidade dos Meninos e a Prefeitura, e descer pelas ruas paralelas até a rua Libério Augusto Guimarães (rua do Cemitério), entre o Supermercados BH e a E. E. José Pedro Pereira. Veja o itinerário exato:
Rua São Pedro, Rua São Paulo, Rua Maria Etelvina de Souza, Rua Libério Augusto Guimarães e Ari Teixeira da Costa até a Praça Central.
O trajeto final do sentido Justinópolis/Centro é motivo de preocupação para a SMST. Segundo Leinilson, o receio é justamente a descida da rua do Cemitério e a conversão de veículos grandes de volta para a rua Ari Teixeira no quarteirão da E. E. José Pedro Pereira e um possível gargalo gerado naquele trecho. "Estamos avaliando que na hora de mudar vai dar um impacto ali. Provavelmente vamos ter que, infelizmente, inverter a saída da escola (para a rua do cemitério) e descer o trânsito ao lado da Igreja Matriz", revelou o secretário.
Apesar do temor, Leinilson reforçou que ainda não há um plano para essa mudança e que novos testes serão feitos após o período de férias escolares para uma melhor avaliação dos reflexos no trânsito da região.
PAC
As mudanças fazem parte do PAC Mobilidade, obra orçada em mais de R$ 40 milhões, que também engloba mudanças na avenida Denise Cristina da Rocha, em Justinópolis, e na avenida Eduardo Brandão, cuja primeira etapa foi entregue em dezembro de 2018.