A equipe da Defesa Civil da Prefeitura de Ribeirão das Neves esteve nesse fim de semana em Brumadinho, onde a barragem da mineradora Vale rompeu na última sexta-feira (25), para auxiliar no socorro às vítimas do desastre.
De acordo com a coordenadora da Defesa Civil Orlândia Barbosa, a equipe nevense foi destacada, no sábado (26) e domingo (27), para auxiliar as famílias da vítimas. "Ficamos no Centro de Apoio às Famílias, sempre que saiam novas listas de desaparecidos, a gente comunicava aos parentes e os encaminhava para apoio médico e psicológico", disse.
Orlândia também destacou a sensação que a equipe teve ao chegar no local da tragédia. "A dor ali é na alma. É muito desespero. As famílias querem respostas, querem os corpos dos parentes para enterrar. O cenário é de guerra, é muito triste". É uma experiência que vamos levar para o resto da vida", ressaltou.
Se, num primeiro momento, muita gente se sensibilizou e começou a arrecadar doações para as vítimas, o momento agora é outro. As forças de segurança garantem que nem mesmo água potável é uma preocupação no local. "Estamos em alerta, mas até então o aparato lá é suficiente. A orientação é que ninguém mais fosse para lá", finalizou Orlandia.