All for Joomla All for Webmasters

Ribeirão das Neves completa 64 anos de emancipação política nesta terça-feira

Ribeirão das Neves comemora 64 anos de emancipação política e administrativa nesta terça-feira (12). A cidade vive dias difíceis com o castigo da tempestade que assolou vários bairros há duas semanas, somado aos desafios impostos por uma situação financeira de calamidade e as crescentes demandas por serviços básicos como educação, saúde, transporte e infraestrutura.

Nesta quarta-feira (13), a Prefeitura de Ribeirão das Neves realiza um culto ecumênico de ação de graças pelo aniversário da cidade, a partir das 16h30, no Centro de Convenções do Caic - Rua Principal, 86, Santa Paula.

História

O nascer do município remonta ao século XVIII, quando o povoamento iniciou-se em 1745, quando o mestre de campo Jacynto Vieira da Costa recebeu do então governador Gomes Freire de Andrade uma carta de sesmaria na "Mata do Bento Pires".

Em 30 de agosto de 1911, com a elevação do distrito de Contagem, a Vila Neves passou a integrá-lo, como povoado do distrito de Vera Cruz. A partir de 1923, o povoado foi elevado a distrito, permanecendo no município de Contagem até 1938, quando foi transferido para o município de Betim.

Em 1943, Ribeirão das Neves passou a pertencer ao município de Pedro Leopoldo, recebendo sua atual denominação. Sua emancipação data de 12 de dezembro de 1953, através do Decreto Lei 1039, tendo como distrito Justinópolis, antigo Campanhã, e subdistrito Areias.

 

0
0
0
s2smodern

bg contorno