Após manifestação pública da prefeita Daniela Corrêa (PT), que vetará o Projeto de Lei de autoria do vereador Juarez Carvalho (PSB) que autoriza Neves receber lixo da Região Metropolitana, o movimento Acorda Neves está convocando a população para ocupar a Câmara Municipal em suas próximas reuniões. Segundo o grupo, o objetivo é pressionar os vereadores a manterem o veto da prefeita e impedir a aprovação do projeto de lei.
Na avaliação de integrantes do movimento, a finalidade do projeto não é resolver o problema do lixão em Justinópolis (aterro controlado), e sim autorizar Ribeirão das Neves a receber lixo de mais de 40 cidades.
Ainda de acordo com o grupo, para se encerrar o lixão de Justinópolis, não é necessária lei, mas apenas a decisão e medidas administrativas do Poder Executivo, que deve encontrar outro local apropriado e estruturá-lo para a destinação dos resíduos sólidos.
Existem 9 vereadores favoráveis a esse projeto, quórum suficiente para derrubar o veto da Prefeita. A Câmara Municipal não recebeu ainda a formalização do veto da Prefeita, motivo pelo qual o Legislativo não possui reunião marcada para apreciar novamente a matéria.
Por isso, o movimento Acorda Neves solicita apoio de todos os munícipes para participar das próximas reuniões na Câmara e cobrar desses 9 vereadores a mudança de opinião.
Posição dos Veradores
A favor: Bruno Réges (PT), Carvalho (PSB), Lelo (PSB), Léo de Areias (PDT), Nilton Brauninha (PSDB), Sidmar Caetano (PR), Vanderlei Delei (PROS), Vitório Júnior (PT) e Waltinho (PMDB).
Contra: Fabiano Diniz (SD), Lourival (PDT), Rômulo Fernandes (PMN) e Walter Bento (PCdoB).