A Prefeitura de Ribeirão das Neves firmou, nesta quinta-feira (23), junto à Caixa Econômica Federal, contrato de repasse de mais de R$ 43 milhões de recursos do Orçamento Geral da União (OGU) para obras de infraestrutura no municício. Participaram da cerimônia a prefeita Daniela Corrêa (PT), o secretário nacional de mobilidade, Raphael Rezende Neto, o secretário do Programa de Aceleração do Crescimento, Maurício Carvalho, o superintendente da Caixa, José Geraldo Sales, e o vereador Lelo, presidente da Câmara.
Os contratos prevêem obras de implantação de faixas exclusivas para ônibus, adequação do sistema viário, pavimentação de vias e calçadas, sinalização, pontos de ônibus com abrigo, acessibilidade e drenagem. De acordo com a prefeita Daniela Corrêa, a partir da assinatura das operações será possível dar início ao processo de licitação para a execução das obras.
Em seu discurso, a prefeita celebrou essas conquistas que são desejos antigos dos nevenses. "Este é um momento histórico para a nossa cidade. Estamos cada vez mais próximos de realizar um sonho antigo da população nevense. Isso só foi possível graças ao empenho de toda a equipe da Prefeitura, que resgatou uma obra que já estava praticamente perdida, e a parceria com o Governo Federal", afirmou.
A prefeita prometeu entregar a obra até o final de 2016. "Eu tenho um compromisso assumido de, antes de o meu governo acabar, poder entregar essa obra para o povo de Ribeirão das Neves, que vai ficar como um legado do nosso governo acabar", destacou.
Obras
De acordo com o anúncio das autoridades, será feita a reestruturação da Avenida Denise Cristina da Rocha, desde a UPA Justinópolis até o encontro com o início da LMG-806; melhorias da circulação na região Central; e a ligação da LMG-806 com a BR-040, a partir do Centro Industrial de Ribeirão das Neves (CIRIN), passando pelo antigo campus da Unipac, desaguando na rodovia federal com alças que permitam os motoristas tomarem sentido Belo Horizonte ou Sete Lagoas. Pelo projeto, as obras, além de facilitar o acesso à BR-040, vai contribuir também com o trânsito na região central, uma vez que carros, motos e caminhões não vão mais precisar passar dentro da cidade.
A prefeita Daniela Corrêa revelou ainda que já existem conversas com a empresa que está administrando a BR-040 sobre a necessidade de outras alças ao longo do município, mas que eles têm o prazo de cinco anos para fazer estas intervenções. A petista também afirmou que está tentando revogar a responsabilidade do município sobre o trecho da LMG-806 entre o centro e a BR-040, uma vez que a prefeitura não tem condições de investir recursos próprios naquele trecho.