All for Joomla All for Webmasters

Governo de Minas entrega primeiro lote de 66 novos ônibus da RMBH

O governo de Minas Gerais entregou, nesta quinta-feira (5), 66 novos ônibus para o transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A cerimônia aconteceu no Terminal São Benedito, em Santa Luzia, com a presença do governador Romeu Zema (Novo). O governador chegou ao local de ônibus e, após a cerimônia, deu uma volta pelo terminal a bordo de um dos novos veículos.

A entrega faz parte de um programa que prevê a inclusão de 850 novos ônibus no sistema até o final de 2025, renovando 33% da frota. Essa iniciativa é resultado de acordos firmados entre o governo estadual, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), sob mediação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e outros órgãos.

Zema celebrou a entrega dizendo que os novos ônibus vão melhorar o trânsito na RMBH. “Ônibus muito mais confortáveis, muito mais seguros, mais ágeis, que vão propiciar uma melhoria no transporte coletivo da região metropolitana”, afirmou

Frota nova
O projeto conta com R$ 382 milhões, com parte dos recursos provenientes do acordo da tragédia de Brumadinho. Os recursos públicos serão destinados ainda à aquisição de 600 ônibus, como forma de reequilibrar contratos afetados pela pandemia. As concessionárias privadas se comprometeram a adquirir outros 250 veículos até 2025.

“Todos esses ônibus, até meados do ano que vem, estarão em operação, representando uma melhoria enorme no transporte coletivo de Belo Horizonte, que tem hoje uma das frotas mais antigas, com certeza, das últimas décadas, e que vai melhorar sensivelmente”, disse Zema.

Os novos ônibus contribuirão para a redução da idade média da frota, de 11 para 6 anos. Neste primeiro lote, a distribuição priorizou linhas em Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Contagem, Betim e outras cidades, considerando critérios como idade dos veículos substituídos, volume de passageiros e número de reclamações.
Lotação excessiva
O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, disse que, além da renovação da frota, o projeto é melhorar pontos como trânsito e lotação excessiva dos coletivos.

“Nós estamos falando de 600 mil usuários diários do transporte. E para além do processo de renovação, a gente tem trabalhado em outras ações, como dois corredores exclusivos de ônibus, um aqui em Santa Luzia, um em Ribeirão das Neves, que a gente conta com recursos estaduais e do PAC Federal para fazer, temos a expansão também dos terminais, então tem um conjunto de ações grandes em mobilidade, estão sendo feitas justamente para que a população já comece”, afirmou

Antes da pandemia, o sistema transportava 850 mil passageiros diariamente, mas hoje a média caiu para 570 mil, o que impactou os custos operacionais das empresas.

Informações da Itatiaia e Agência Minas

0
0
0
s2smodern

bg contorno