Estamos numa era em que a procura por exercícios físicos crescem a cada dia. Seja por saúde, estética, indicação medica etc. A prática de exercício cresce no Brasil a cada ano, mas a quantidade de pessoas que erram no que comer antes, durante e depois da prática física é grande e isso causa mal-estar e grandes fadigas musculares durante e após as atividades.
Uma dica importante é nunca fazer exercícios em jejum. Seu corpo necessita de energia e sem energia ele não funciona. Então o que dar energia a esse corpo? Resumindo temos três fontes e reservas de energia: carboidratos, gordura e glicose, que são gastados nessa mesma ordem, ou seja, nossa principal fonte de energia são os carboidratos e sem eles não queimamos a nossa gordura.
Então, se alimentar de carboidratos antes de praticar atividade física lhe dará energia para o exercício, claro, carboidratos de qualidade, que nessa classificação não incluem os açúcares e farinha branca refinada. Durante o treino o ideal é hidratar bastante, pois perdemos muito líquido e sais minerais pela transpiração. Lembrando que, hidratar tem que ser durante todo o dia, intensifica-se durante o exercício.
Durante o exercício físico suas fibras musculares sofrem pequenas micro-lesões, isso é um processo fisiológico comum. Nossa fibra muscular é composta por proteínas, portanto o ideal após terminar os exercícios é repor essas proteínas, então fazer uma alimentação rica em proteína após seu treino é o ideal.
Lembrando que, todos os nutrientes devem ser consumidos com equilíbrio na alimentação. Para um plano alimentar ideal procure um nutricionista. Nenhum indivíduo é igual ao outro e em casos de doenças crônicas essas dicas podem variar. Contudo, uma boa alimentação melhorará seu desempenho físico durante os seus treinos.