O atleta multi-campeão de slackline Alisson Ferreira conquistou, nesse mês de dezembro, o segundo lugar no campeonato mundial de Slackline online. Com o vice campeonato o atleta tem direito a disputar o X Games em Austin, Texas nos Estados Unidos, que acontece em julho de 2016.
A princípio, outros dois brasileiros também garantiram vagas na competição, o cearense Pedro Rafael Marquez, que foi campeão mundial esse ano, e, entre as mulheres, Giovanna Petrucci, do Rio de Janeiro. Será a primeira vez que o slackline entra no X Games com disputa oficial. O evento é mundialmente conhecido pela competição de esportes radicais como Skate, BMX, moto, carro e caminhão.
Alisson Ferreira é representante do grupo Neves na Fita, de Ribeirão das Neves, que desenvolve o projeto na cidade com o intuito de popularizar o esporte na cidade. O atleta coleciona títulos importantes como o sulamericano, conquistado no Chile, campeão mineiro da categoria, além de ficar em 13º no mundial, disputado em Foz do Iguaçu. A principal dificuldade do atleta é em relação a falta de incentivo. Embora tenha conquistado a vaga no X Games, Alisson não sabe se terá condições de disputar.
Alisson ressaltou que o "esporte é novo mais já tem muita visibilidade no Brasil e no mundo, mas em Minas Gerais específicamente é muito difícil conseguir um patrocínio, muitas empresas não veem o esporte ou o atleta como investimento aqui. No Rio ou São Paulo, geralmente é visto de outra forma", reiterou.
O atleta busca investidores para arcam com as despesas de passagem aos Estados Unidos, Lá, ele tem garantido hospedagem, alimentação e translado.