All for Joomla All for Webmasters

TRE-MG suspende obrigatoriedade da biometria, e Ribeirão das Neves pode ter 2º turno

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) publicou, no Diário do Judiciário eletrônico (DJe) desta quinta-feira (19), uma portaria suspendendo o cancelamento do título de eleitor dos cidadãos que deixaram de comparecer à revisão do eleitorado em diversos municípios, incluindo Ribeirão das Neves. Com isso, a cidade volta a contar com a possibilidade real de ter a disputa de 2º turno nas eleições de outubro, quando a população vai às urnas eleger prefeito e vereadores.

De acordo com a portaria, a decisão, tomada pela presidência e pela corregedoria do tribunal, levou em consideração os riscos decorrentes da pandemia do Coronavírus. O órgão já havia decidido, no início da semana, pela suspensão do atendimento nos cartórios eleitorais para evitar a aglomeração de pessoas.

De acordo com o TRE-MG, para as eleições deste ano, quem tiver o cadastro biométrico poderá votar sendo identificado pela biometria, e aqueles que não fizeram a biometria poderão votar normalmente com documento de identificação. Tal situação é chamada de votação mista.

A possibilidade de 2º turno em Ribeirão das Neves se dá em função do atual número de eleitores do município: 215.365, de acordo com dados atualizados da Justiça Eleitoral desta quinta-feira (19). Desse total, 159.497 estão biometrizados, ou seja, 74,06%. Caso nenhum candidato a prefeito consiga mais de 50% dos votos válidos na eleição, o primeiro e o segundo lugares disputam o 2º turno no fim de outubro.

A novidade deve produzir impactos, inclusive, na filiação dos candidatos, cujo prazo termina no dia 4 de abril, e na composição de chapas para a cadeira de chefe do Poder Executivo - no legislativo, as coligações estão proibidas.

0
0
0
s2smodern

bg contorno