Governo de Minas anunciou em abril que será realizado um novo concurso ainda em 2025. Golpistas aproveitam para enviar links falsos e solicitar pagamentos
Criminosos estão divulgando na internet falso concurso público para a Polícia Penal de Minas Gerais. A fraude envolve links falsos e a cobrança de pagamentos via boleto bancário ou Pix. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG) emitiu um alerta nas redes sociais como forma de alertar a população.
Em abril deste ano, o Governo de Minas anunciou que será realizado um novo concurso público para Policial Penal, com 1.178 vagas distribuídas para diversas regiões do estado. No entanto, a previsão é de que o edital oficial seja publicado após a conclusão dos trâmites administrativos necessários, ainda em 2025.
Enquanto isso, criminosos estão aproveitando o interesse da população para aplicar golpes, enviando links falsos e solicitando pagamento via boleto bancário ou Pix para os possíveis candidatos.
A Sejusp-MG informou que, assim que o concurso oficial for aberto, o Governo do estado irá publicar o edital no Diário Oficial e, em seguida, no seu site. Todos os pagamentos relacionados ao concurso só deverão ser feitos através dos canais divulgados pelo órgão, após a publicação do edital.
Para evitar cair em golpes, a Sejusp-MG orienta que qualquer cobrança feita antes dessas divulgações oficiais deve ser considerada tentativa de golpe.
Quem receber mensagens suspeitas deve registrar um boletim de ocorrência na Delegacia Virtual do Estado de Minas Gerais.