All for Joomla All for Webmasters

Saúde

O prefeito Junynho Martins (DEM) enviou um Projeto de Lei para a Câmara Municipal para autorizar a cobrança de multas a quem desrespeitar a orientação do uso de máscaras nos espaços públicos, transporte coletivo e estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços durante a pandemia do coronavírus.

De acordo com o texto do PL nº 033/2020, o descumprimento da medida sanitária ensejaria ao cidadão ou ao estabelecimento infrator o pagamento de multa no valor de R$ 50 (cinquenta reais), a ser aplicada pela fiscalização ou pela Guarda Civil Municipal. Nos casos de reincidência, o valor da multa será acrescido em 50%, ou seja, passa ao valor de R$ 75 (setenta e cinco reais).

Aos estabelecimentos comerciais cabe impedir a entrada e permanência de pessoas sem máscaras e orientar os clientes sobre o número máximo de pessoas no interior dos imóveis, podendo o comerciante ter o Alvará de Localização e Funcionamento recolhido e suspenso, além da multa.

O presidente da Câmara, pastor Dário (DEM), convocou reunião extraordinária nesta terça-feira (28) para que a casa legislativa apreciasse o Projeto de Lei. No entanto, não houve quórum mínimo para abertura dos trabalhos - além do presidente, estiveram presente no plenário os vereadores Lelo (Progressistas) e Weberson Diretor (DEM).

O vereador Fábio Caballero (Cidadania), presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, questionou a pressa na tramitação do PL. "Eu não quero entrar no mérito, mas no mínimo (o Projeto de Lei) deveria ser debatido e discutido. Não era necessário implantar uma lei que multa a população", avaliou. Caballero também criticou a convocação extra durante o recesso parlamentar de julho. "O presidente (da Câmara, Pastor Dário) foi extremamente infeliz em colocar esse projeto em votação em situação de urgência, deveria esperar a volta os trabalhos na semana que vem. Por isso não fui, e acredito que esse foi o posicionamento da maioria", finalizou.

O RibeiraoDasNeves.net solicitou manifestação da Prefeitura sobre a justificativa do Projeto de Lei e aguarda manifestação do órgão. 

PL nº 033/2020
0
0
0
s2smodern

Saúde

A Prefeitura de Ribeirão das Neves divulgou, nesta terça-feira (28), um painel com informações dos óbitos decorrentes do coronavírus com a distribuição de registros por bairro. De acordo com o levantamento, o bairro Florença concentra a maior quantidade de mortes, 5 de um total de 55 no município.

Em seguida, os bairros com maiores registros de óbitos são Maria Helena e Sevilha (4), Neviana (3), Fazenda Castro, Pedra Branca, Santinho, São Januário e Veneza (2). Os demais bairros com casos únicos de óbitos estão listados abaixo.

Fonte: PMRN

Com relação aos casos confirmados de infecção pelo Covid-19, os bairros com maior registros são Veneza (96), Sevilha (86), Florença (71), Botafogo (66), Maria Helena (50), Pedra Branca (42), Menezes (38), Tony (36), Urca (35) e Vereda (34). Até o momento, já são 1.817 casos confirmados no município, além de 285 casos em presídios.

Nessa segunda-feira (27), a Prefeitura de Ribeirão das Neves deu início a realização de barreiras sanitárias para controle da Covid-19, com abordagem de veículos para aferição de temperatura.

0
0
0
s2smodern

Saúde

A Prefeitura de Ribeirão das Neves deu início, nessa segunda-feira (27), à realização de barreiras sanitárias em três pontos diferentes no município como forma de conter a proliferação do coronavírus.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ação foi feita na avenida Eduardo Brandão, nº 455; na avenida Dionísio Gomes, nº 67, no bairro Veneza; e na avenida Denise Cristina da Rocha, 300, bairro Lagoa.

Profissionais da Saúde, da Guarda Municipal, servidores de trânsito e orientadores de Covid-19 fizeram perfazendo 342 abordagens em veículos. Durante a abordagem feito aferição da temperatura e preenchimento de formulário com as informações fornecidas pelas pessoas.

Segundo a SMS, ao final do primeiro dia da ação, nenhum caso suspeito de coronavírus foi verificado, não sendo realizado, portanto, encaminhamentos para a unidade de saúde.

0
0
0
s2smodern

Saúde

A Prefeitura de Ribeirão das Neves está apurando a conduta de médicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde, mas cumprem apenas parte da carga horária de trabalho nas unidades de saúde do município.

Nessa quarta-feira (22), uma reportagem da TV Record mostrou o caso de uma médica que assinava o ponto em um PSF (Programa Saúde da Família) e deixava a unidade antes do fim do expediente para atender em uma clínica particular. "Todo médico faz isso para completar a renda", justificou a médica.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Augusto Vieira, o horário de serviço da médica era de segunda a sexta, de 8h às 17h. "Ela trabalhava todos os dias na parte da manhã e na quarta-feira o dia todo. Estamos apurando pra ver por quanto tempo ela fez isso", declarou Rodrigo.

A Polícia Civil está investigando o caso da médica, que pediu demissão, pelo crime contra a administração pública e de falsidade ideológica.

0
0
0
s2smodern

Saúde

O Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desta segunda-feira (20) informa que já são 40 óbitos confirmados em decorrência do coronavírus em Ribeirão das Neves. Em relação à última semana, o número de mortes cresceu 53%, quando eram registrados 26 óbitos no dia 13 de julho.

O número de casos confirmados também cresceu bastante, chegando à marca de 1.660 confirmações, sendo 1.387 no município de maneira geral e 273 nos presídios. O número de casos suspeitos está em 7.476 e o de casos curados está em 1.047, segundo a SMS.

Nesta segunda-feira, o município passou a integrar o "Minas Consciente", plano do Governo do Estado destinado a orientar a retomada segura das atividades econômicas com ondas de flexibilização das medidas de isolamento social em cada município. Agora, a Prefeitura depende da decisão do Governo de Minas para reabrir o comércio.

.

Boletim epidemiológico desta segunda-feira

 

 

0
0
0
s2smodern

Saúde

A partir da próxima segunda-feira (20), Ribeirão das Neves passa a integrar o "Minas Consciente", plano do Governo do Estado destinado a orientar a retomada segura das atividades econômicas com ondas de flexibilização das medidas de isolamento social em cada município.

A decisão, conforme a Prefeitura de Ribeirão das Neves, se deu a partir de deliberação do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19 do município. "Após analisar as informações e o contexto do histórico do coronavírus no município, (o comitê) sugeriu a adesão do município ao Minas Consciente", disse a administração municipal, em nota.

A decisão acontece uma semana após o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) ter determinado liminarmente que os municípios que não aderiram ao programa cumprissem normas de distanciamento social e permitissem apenas o funcionamento de serviços essenciais. Na última segunda-feira (13), o prefeito Junynho Martins (DEM) havia declarado que a Granbel estava avaliando a possibilidade de uma ação conjunta dos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte para derrubar a liminar.

Como Ribeirão das Neves está vivenciando a fase de controle desde 29 de junho, quando foi publicado o Decreto nº 074/2020 que estabelecia a liberação da abertura do comércio apenas para os itens considerados essenciais, além da obrigatoriedade do uso de máscara, álcool gel 70%, isolamento social, nesse momento a adesão não tem nenhum impacto significativo, ou seja, as medidas sanitárias e a restrição do comércio continuam na mesma linha.

O protocolo do Minas Consciente está disponível aqui.

0
0
0
s2smodern

Saúde

Um levantamento feito pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Ribeirão das Neves mostra que a maioria dos óbitos em decorrência do coronavírus em Ribeirão das Neves está concentrado na população com mais de 60 anos de idade.

De acordo com o levantamento, atualizado na última segunda-feira (13), quando o município registrava 25 óbitos, 19 (76%) casos eram de idosos, 5 (20%) na faixa de população adulta (entre 20 e 59 anos) e apenas 1 (4%) criança (entre 1 e 9 anos). Desses 25 casos, são 14 mortes do sexo masculino e 11 do sexo feminino. Veja no gráfico:

DISTRIBUIÇÃO DOS ÓBITOS POR COVID-19 POR FAIXA ETARIA E SEXO, DE RESIDENTES EM RIBEIRÃO DAS NEVES

 

FONTE: SIVEP-GRIPE E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA/SMS-RIBEIRÃO DAS NEVES - ATUALIZADO EM 13/07/2020.

 

Os dados da SMS também mostram que 88,5% dos pacientes que vieram a óbito tinham pelo menos uma comorbidade, sendo os mais comuns cardiopatia (10), diabetes (9) e asma (6). Há registros também de obesidade (3), doenças hepáticas (1) e pnemopaticas (1), dentre outras. Confira:

FREQUÊNCIA DAS COMORBIDADES DOS ÓBITOS POR COVID-19, DE RESIDENTES EM RIBEIRÃO DAS NEVES

 

FONTE: SIVEP-GRIPE E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA/SMS-RIBEIRÃO DAS NEVES - ATUALIZADO EM 13/07/2020.

 

O levantamento está disponível no site da Prefeitura de Ribeirão das Neves.

 

0
0
0
s2smodern

A Prefeitura de Ribeirão das Neves anunciou, nesta quarta-feira (15), que está construindo 10 leitos de CTI no Hospital São Judas Tadeu. De acordo com o órgão, a estrutura, cujas obras começaram nessa semana, será entregue para a população nos próximos 15 dias.

Os leitos do Centro de Terapia Intensiva (CTI), segundo a administração municipal, vai melhorar o atendimento de pacientes com complicações por Covid-19. Recentemente, o município adquiriu 20 respiradores artificiais, totalizando 32 nas unidades de saúde da rede pública.

A Prefeitura afirmou que, além desses 10 leitos, caso seja preciso, Ribeirão daas Neves ainda contará com leitos em hospitais de Belo Horizonte, visto que o município faz parte do consórcio regional de saúde.

Inaugurado na década de 1990, esses serão os primeiros leitos de terapia intensiva da história do Hospital São Judas Tadeu. Em abril, um levantamento do portal G1 mostrou que apenas Ribeirão das Neves não tem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dentre os dez municípios com as maiores populações em Minas Gerais.

0
0
0
s2smodern

Ribeirão das Neves superou, nesta quarta-feira (8), a marca de 1 mil pessoas infectadas pelo coronavírus, conforme Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os óbitos confirmados no município totalizam 20 casos, segundo a pasta.

De acordo com a SMS, são 1.002 casos testados positivos para o Covid-19, sendo 873 casos na população em geral e 129 casos registrados em presídios. Ao todo, são 5.574 casos suspeitos e 432 casos curados.

Nessa segunda-feira (6), o prefeito Junynho Martins (DEM) e o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Augusto Vieira, receberam mais 10 ventiladores pulmonares. De acordo com a SMS, agora são 32 aparelhos, com expectativa da chegada de mais 4 respiradores doados por um consórcio de saúde.

Boletim epidemiológico desta quarta-feira

 

0
0
0
s2smodern

Casos em acompanhamento: 8.930

Casos confirmados: 2.085

Casos em presídios: 287

TOTAL DE CASOS: 2.372

Óbitos confirmados p/ Covid-19: 66

Casos curados: 1.593

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de
Ribeirão das Neves 
Última atualização: 03/08/2020

 

bg contorno