All for Joomla All for Webmasters

Saúde

O Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desta terça-feira (26) mosta que já são 61 casos confirmados de infecção pelo Coronavírus em Ribeirão das Neves. O número vem crescendo de forma consideravel últimas semanas após a reabertura gradual do comércio, tendo dobrado do início da semana passada até agora - no dia 18 de maio, eram 30 casos confirmados de Covid-19.

De acordo com a SMS, são ao todo 2.341 casos em acompanhamento, sendo 438 descartados. O município continua com apenas um óbito registrado no último dia 15 de maio.

 

Boletim epidemiológico desta terça-feira

 

Apesar da seriedade da pandemia, os flagrantes de ruas cheias com aglomeração de pessoas, inclusive sem máscaras, são constantes. Nem o fato de o município não possuir leitos de UTI e ter à disposição poucos respiradores parece assustar a população. 

 

 

0
0
0
s2smodern

Saúde

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) realizou, na última quarta-feira (20), a entrega de 300 protetores faciais a instituições de saúde em Ribeirão das Neves.O EPI (Equipamento de Proteção Individual) será utilizado por profissionais que atuam no atendimento a pacientes infectados pelo novo coronavírus.

As doações foram destinadas à Prefeitura, que realizará a distribuição para as unidades de saúde. No total, o IFMG já distribuiu gratuitamente 22 mil protetores faciais para instituições de saúde pública em 18 municípios do Estado.

No ato de entrega, a instituição de eniso foi representada pela diretora-geral do campus Ribeirão das Neves, Maria das Graças Oliveira, e do diretor de Administração e Planejamento, Philipe Fioravante. Em meados de abril, o IFMG já havia realizado a entrega de 400 litros de álcool 70% para a Secretaria de Saúde de Ribeirão das Neves para utilização nas unidades hospitalares da cidade.

A produção dos protetores tipo "face shield" é resultado do acordo de cooperação do IFMG com indústria de borrachas com sede em Mateus Leme, iniciativa que faz parte do projeto "Rede de Colaboração”. Esse acordo permitirá a produção de até 27.440 unidades desse equipamento de proteção que será utilizado por profissionais que atuam no atendimento a pacientes infectados pelo Coronavírus.

 

0
0
0
s2smodern

Saúde

A Prefeitura de Ribeirão das Neves realizou, nesta segunda-feira (25), a cerimônia de inauguração da nova recepção do Hospital São Judas Tadeu. De acordo com a administração municipal, o novo espaço tem uma arquitetura moderna para acomodar mais de 150 pessoas sentadas, além de estar equipada com mobiliário funcional, computador, televisão, bebedouro e demais equipamentos necessários à espera de atendimento.

A nova recepção foi construída no local do antigo estacionamento, próximo ao refeitório, com recursos de contrapartida da construtora MRV, empresa que tem empreendimentos de edificações residenciais multifamiliares realizados no município. O valor aplicado no projeto, no entanto, não foi informado pela Prefeitura até a publicação desta matéria.

Em seu discurso, o prefeito Junynho Martins (DEM) valorizou o novo espaço e destacou que o planejamento havia sido feito antes do cenário de pandemia. "É a humanização do serviço público. Ali (na antiga recepção) as pessoas ficavam aglomeradas, agora temos uma recepção mais digna e humanizada. Faz parte do projeto de uma nova Neves. Saúde sempre foi uma bandeira, a urgência e emergência tem sido nosso foco", destacou.

Junynho também assinou ordem de serviço para a construção de uma nova fachada e a instalação de um novo elevador no HSJT. "Já determinei a construção de um elevador com maca. Quem entende de saúde pública sabe o que eu estou falando". O chefe do Executivo nevense também prometeu que em breve a cidade terá leitos de terapia intensiva. "Estamos trabalhando junto com a equipe de saúde para instalção de UTI na cidade", revelou.

Participaram da cerimônia de inauguração os secretários de Saúde, Rodrigo Augusto Vieira, de Obras, André Motta, além de gestores do hospital e representantes da MRV.

 

Foto: Divulgação / PMRN

0
0
0
s2smodern

Saúde

Um policial penal do Presídio Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, foi diagnosticado com o Coronavírus. A informação foi confirmada desta segunda-feira (25) pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

De acordo com a secretaria, o policial penal está afastado das atividades desde o dia 16 de maio. Colegas de trabalho que tiveram contato com profissional infectado também foram afastados e vão fazer o exame.

Em nota à imprensa, a pasta afirmou ainda que tem adotado várias medidas para evitar a contaminação da Covid-19 no sistema prisional, como a suspensão de visitas e entregas de kits familiares aos presos, além da modificação da escala de trabalho dos policiais.

 

0
0
0
s2smodern

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou, nesta quarta-feira (20), no Diário Oficial dos Municípios Mineiros (DOMM), o resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado (PSS), para contratação imediata e cadastro de reserva de profissionais que atuarão nas unidades de saúde durante a situação de calamidade pública, em decorrência do Coronavírus.

De acordo com a publicação, o resultado preliminar se refere à avaliação curricular prevista no Edital nº 002/202, conforme recebimento de inscrições entre os dias 12 e 15 de maio (veja relação abaixo).

Na relação das inscrições deferidas estão listados cargos de enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, motorista, psicólogo, técnico em enfermagem, técnico em radiologia e orientador Covid-19. Ao todo, foram aceitas apenas 51 inscrições para as 224 vagas para contratação imediata e 520 para cadastro de reserva.

Segundo o edital, as inscrições estarão abertas enquanto perdurar o estado de calamidade pública. A íntegra do documento está disponível no site da Prefeitura de Ribeirão das Neves.

 

Resultado preliminar da avaliação curricular - PSS nº 002/2020
0
0
0
s2smodern

Saúde

O Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desta segunda-feira (18) informa que já são 30 casos confirmados de infecção pelo Coronavírus em Ribeirão das Neves. O número vem crescendo de forma mais rápida nas últimas semanas.

Neste boletim, a SMS não trata mais de casos notificados, e sim em casos em acompanhamento, sendo ao todo 2.058, com  384 casos descartados. Além da primeira morte por Covid-19 notificada na última sexta-feira (15), neste boletim não houve menção a possíveis mortes em investigação pelo Coronavírus. 

Boletim epidemiológico desta segunda-feira
 

Nessa segunda-feira (18), durante transmissão ao vivo pela internet, o prefeito Junynho Martins (DEM) afirmou que ele e sua equipe estão revisando o último decreto que obrigou o uso de máscaras e restringiu o funcionamento do comércio, e que um novo decreto deve ser editado até quarta-feira (20) com novas orientações à população no enfrentamento ao Coronavírus. 

0
0
0
s2smodern

A Prefeitura de Ribeirão das Neves registrou, nesta sexta-feira (15), a primeira morte confirmada pelo Coronavírus no município. A informação consta no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

De acordo com a SMS, a vítima era do sexo masculino e tinha 65 anos de idade. Ele estava internado em Belo Horizonte há dois meses em razão de um infarto. Segundo as informações, houve um surto viral nas dependências do Hospital São Francisco, onde este nevense faleceu após 60 dias de internação, em razão do contágio pelo Coronavirus.

Pelas redes sociais, a pasta afirmou ter sido comunicada no final desta sexta-feira e emitiu nota para lamentar o episódio. "Solidarizar-se com a família e reforçar a determinação do Município na luta contra a pandemia que hoje ameaça todos os países do mundo", disse a SMS.

Além da morte confirmada, outras duas continuam em investigação no município, enquanto sete óbitos que estavam em investigação foram descartados para Covid-19.

Ao todo, são 2454 casos notificados, sendo 365 descartados e 28 confirmados. Onze pacientes que testaram positivo para a Covid-19, desde o início da pandemia, estão recuperados da doença, segundo a SMS.

O primeiro óbito acontece 45 dias após registro do 1º caso de Coronavírus em Ribeirão das Neves, confirmado no dia 1º de abril. Naquela data, o número de casos suspeitos no município estava em 783, com 33 casos descartados por exames.

Boletim epidemiológico desta sexta-feira
0
0
0
s2smodern

Duas semanas após publicação do decreto permitindo a volta da abertura do comércio durante a pandemia do Coronavírus, o prefeito Junynho Martins (DEM) afirmou, durante transmissão ao vivo pela internet nessa segunda-feira (4), que poderá voltar atrás caso os estabelecimentos continuem a infrigir a regulamentação de funcionamento.

"Não é minha vontade ter que revogar o decreto, mas se algumas pessoas insistirem em não usar a máscara, se alguns comércios como bar, agências bancárias continuarem com aglomeração de pessoas, infelizmente nós vamos ter que voltar atrás", disse o prefeito. " O decreto continua valendo, mas (se não mudar) nós vamos ter que cassar o alvará e revogar o decreto", explicou.

Nos últimos dias, foram vários os flagrantes de bares com grande acumulo de pessoas sem o distanciamento mínimo e enormes filas em agências bancárias e lotéricas sem a devida organização para evitar a proliferação do vírus.

Junynho também afirmou, na ocasião, que está providenciado a compra de 15 respiradores artificiais para equipar as unidades de saúde do município no enfrentamento ao Coronavírus.

0
0
0
s2smodern

Casos em acompanhamento: 2.405

Casos descartados: 473

Casos confirmados: 76

Óbitos confirmados p/ Covid-19: 1

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de
Ribeirão das Neves 
Última atualização: 26/05/2020

bg contorno