All for Joomla All for Webmasters

Educação

Realizada no dia 15 de junho, a ACC – Atividades Científicas e Culturais – um evento da Rede de Ensino Gênesis reafirma o seu sucesso. Esse ano, o tema abordado foi: “BNCC: um novo momento da Educação brasileira” e contou com a presença de mais de mil pessoas.

Com apresentações impactantes, os alunos e professores conseguiram passar com perfeição o que são as 10 competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras - públicas e privadas.

Bem antes da homologação do documento em 2017, a Rede de Ensino Gênesis já havia adequado o seu PPP (Projeto Político Pedagógico) , mostrando que sempre está um passo a frente, quando se trata da qualidade do ensino para seus alunos. Desta forma, não só a capacidade intelectual, mas as habilidades sociais e emocionais são destaque no processo de aprendizagem da Instituição de Ensino.

Confira os melhores momentos deste grande evento na TV Gênesis.

0
0
0
s2smodern

Educação

O Cadastramento Escolar 2020 para todos os candidatos que desejam ingressar no ensino fundamental de escolas públicas do município de Ribeirão das Neves e do Estado de Minas Gerais começa nesta segunda-feira (1º) e vai até o dia 12 de julho. Em ambas as redes podem ser inscritos crianças com seis anos completos ou que vão completar essa idade até 31 de março de 2020.

Na rede municipal, as crianças com 4 e 5 anos podem realizar o cadastro na escola mais próxima da sua casa, levando a certidão de nascimento e comprovante de endereço originais. Já as crianças com 6 anos devem ser cadastradas pelo site www.educacao.mg.gov.br. O cadastro pode ser realizada pela mãe, pelo pai ou responsável legal que seja maior de 18 anos.

Vale lembrar que o cadastro escolar é importante para garantir a vaga do aluno em uma escola próxima de sua residência e não vale como matrícula, que deverá ser feita posteriormente.

Informações pelo telefone (31) 3625-4549 ou pelo site www.ribeiraodasneves.mg.gov.br.

Veja abaixo o material de divulgação do Cadastramento Escolar das redes municipal e estadual, respectivamente:

 

0
0
0
s2smodern

Educação

A Cidade dos Meninos está com inscrições abertas para os cursos profissionalizantes voltados para os alunos externos.

De acordo com a CDM, as oportunidades são para as formações de auxíliar administrativo, cabelereiro (formação inicial), corte e costura e inglês.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente na instituição, na rua Ari Teixeira da Costa, 1.500, bairro Santa Paula, em Ribeirão das Neves.

Informações pelos telefones (31) 3614-9105 / 9106.

 

0
0
0
s2smodern

Educação

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) está com inscrições abertas do edital para seleção de bolsistas externos para atuar no projeto "Atendimento Educacional Especializado: potencializando as ações do NAPNEE campus Ribeirão das Neves" no segundo semestre de 2019.

O projeto visa atender as necessidades educacionais específicas de estudantes regularmente matriculados na unidade devido a fatores como paralisia cerebral, deficiência auditiva unilateral, dislexia/deficiência intelectual e baixa visão.

O edital prevê a abertura de duas vagas: uma para profissionais de apoio pedagógico e uma na área de apoio de acessibilidade e cuidados pessoais. A vaga de apoio pedagógico requer curso superior completo em pedagogia ou licenciaturas e curso de aperfeiçoamento na área de atendimento educacional especializado ou educação inclusiva, com uma carga horária de 20h semanais. Já a vaga de apoio de acessibilidade e cuidados especiais exige do candidato ensino médio completo acrescido de 2 anos de experiência na área, cuja carga horária é de 40h semanais. As bolsas, em ambas as vagas, são de R$ 1.100.

As inscrições serão realizadas de 27 de junho a 2 de julho, exclusivamente pela Internet. Os interessados devem preencher o formulário eletrônico disponibilizado no site do IFMG e anexar eletronicamente uma cópia digital dos documentos listados no edital.

A seleção dos candidatos será realizado em três etapas: análise de currículo, análise da carta de intenções e entrevista. O resultado será publicado a partir do dia 8 de julho, também no site do instituto.

 

0
0
0
s2smodern

Educação

A rede estadual de ensino vai ganhar uma nova educação integral com expansão no número de vagas e escolas atendidas a partir do segundo semestre deste ano. O modelo, apresentado nessa quarta-feira (26) pela secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, traz uma matriz curricular articulada entre as áreas de conhecimento e os campos integradores.

Além das matérias regulares da base comum, os alunos vão ter aulas de projeto de vida, cultura e saberes em arte, educação para cidadania, laboratório de matemática, ciências e tecnologia, entre outras disciplinas que passam a fazer parte da matriz pedagógica. "Os números que estamos apresentando são resultado de um esforço muito grande de toda a equipe para ofertar um ensino integral de qualidade e, ao mesmo tempo, atender o maior número possível de escolas. Isso só foi possível porque estamos fazendo um trabalho sério de gestão da rede, com reorganização de processos e organização financeira", explicou a secretária.

Em Ribeirão das Neves, 21 escolas estaduais serão contempladas com a educação integral (veja a lista abaixo). Ao todo, o tempo integral será levado a mais 895 escolas nesse segundo semestre, com abertura de 34 mil vagas em todas as regiões do estado. De acordo com o Governo de Minas Gerais, no primeiro semestre foram criadas 30 mil vagas, em 500 escolas. Com a ampliação, a rede estadual chegará ao fim deste ano com 64 mil vagas para o ensino integral, em 1.395 escolas. O modelo vai estar presente em escolas de 533 municípios.

Critérios

Para a seleção das escolas que iniciarão as atividades no dia 29/7, foram considerados os seguintes critérios: ter oferecido o tempo integral no ano passado e solicitado continuidade no Plano de Atendimento para 2019; ter oferta de ao menos uma turma de educação básica; oferecer ao menos uma turma regular com no mínimo 15 alunos para os anos de início da oferta e possuir sala ociosa no contraturno para atender o modelo proposto de oferta progressiva.

As turmas do ensino integral criadas para o segundo semestre não serão mais multisseriadas, ou seja, formadas por alunos de diferentes idades e níveis educacionais, como vinha acontecendo no modelo antigo. A partir de agora, as turmas são únicas, com progressão e trajetória regulares, acompanhamento de frequência também no contraturno e matriz curricular integrada.

Apoio ao educador

A Secretaria de Educação vai encaminhar para as escolas documentos que auxiliarão os professores no desenvolvimento da nova proposta, como explicou a superintendente de Políticas Pedagógicas, Kellen Senra. "Para trabalhar a matriz pedagógica vamos encaminhar para as escolas e Superintendências Regionais de Ensino um documento orientador que abordará essa proposta educativa e auxiliará na operacionalização. Isso será encaminhado ainda esta semana. Também iremos construir em conjunto com a rede um material de apoio que será feito a partir de boas práticas realizadas pelas escolas".

Os professores também vão ter oportunidade de participar de cursos de formação que terão como base o Currículo Referência Minas Gerais. "A formação dos professores é crucial para que a gente consiga que essa nova proposta para a educação integral realmente se efetive. Vamos iniciar no mês de agosto uma formação que será voltada para o Currículo Referência Minas Gerais. A cada mês teremos assuntos e temas estruturados para trabalhar os campos integradores. A formação fará com que o professor esteja preparado para executar os documentos orientadores", ressalta a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Geniana Guimarães.

Lista de escolas estaduais em Ribeirão das Neves que serão contempladas com o novo modelo de educação integral:

EE ROMUALDO JOSÉ DA COSTA
EE JOSÉ LUÍS DE CARVALHO
EE JOÃO DE DEUS GOMES
EE VEREADOR JOSÉ ROBERTO PEREIRA
EE JOÃO LOPES GONTIJO
EE PEDRO FERNANDES DA S JÚNIOR
EE FILOMENA CATIZANI
EE CARMÉLIA GONÇALVES LOFF
EE MARIA DA GLÓRIA ASSUNÇÃO
EE JOSÉ SOARES DINIZ E SILVA
EE GUADALAJARA
EE ANTÔNIO RIGUEIRA DA FONSECA
EE MARIA DA PIEDADE SOUZA ROCHA
EE ALESSANDRA SALUM CADAR
EE JOÃO CORREA ARMOND
EE NOSSA SENHORA DAS NEVES
EE CUSTÓDIO FÉLIX
EE ITÁLIA CAUTIERO FRANCO
EE MARIA PEREIRA DE ARAÚJO
EE WASHINGTON MODESTO GONTIJO DE FARIA
EE ALIZON THEMÓTER COSTA

A lista completa com as 895 escolas estaduais está disponível aqui.

 

Com informações da Agência Minas.

0
0
0
s2smodern

Educação

A professora Maria das Graças de Oliveira foi eleita, nessa terça-feira (18), para o cargo de diretora-geral do campus Ribeirão das Neves do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no período de 2019 a 2023.

Candidata única ao pleito, Graça recebeu 65,61% dos votos entre a comunidade acadêmica. Puderam votar todos os servidores ativos permanentes, bem  como  os  alunos  regularmente  matriculados  nos  cursos  de  ensino  médio,  técnico,  de graduação e de pós-graduação, presenciais ou à distância.

Pelas redes sociais, a diretora geral eleita agradeceu os votos recebidos no pleito. "Obrigada a todos e todas que votaram em mim. Agora é caminharmos juntos para que o campus de Ribeirão das Neves avance cada vez mais", comemorou.

Reitor

Kléber Gonçalves Glória também foi reconduzido ao cargo de reitor, conforme comunicado da Comissão Eleitoral, com 41,57%, à frente de Ana Elisa Costa Novais, com 20,25% e Fabrício Carvalho Soares, com 3,38% dos votos.

Errata

Anteriormente, publicamos que a professora Graça havia sido reeleita ao cargo. No entanto, durante o primeiro mandato, a diretora geral havia sido indicada ao cargo após a saída do professor Charles Martins Diniz.

0
0
0
s2smodern

Educação

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) vai disponibilizar 91 vagas destinadas à seleção de candidatos para seus cursos de graduação, com ingresso no segundo semestre de 2019, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em Ribeirão das Neves, serão ofertadas 20 vagas para Administração e 17 vagas para Tecnologia em Processos Gerenciais.

A oferta de vagas segue determinações dispostas na Lei nº 12.711/2012. Assim sendo, 50% delas são destinadas ao acesso pela modalidade de vagas reservadas. A escolha por qual ação afirmativa deseja ingressar deve ocorrer no ato da inscrição no portal do Sisu (no ato de matrícula, deverá haver comprovação da condição). A outra metade das vagas fica destinada à ampla concorrência.

Para concorrer, o candidato deve ter participado, como requisito básico, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano 2018. As inscrições no SISU deverão ser realizadas entre 4 e 7 de junho pelo portal do sistema. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 10 de junho pelo mesmo site.

Matrícula

Após a divulgação dos resultados, o prazo para a realização da matrícula junto ao IFMG vai de 12 a 17 de junho, sendo que as documentações necessárias estão descritas no item 4 do Termo de Adesão. A matrícula deve ser efetuada, de maneira presencial, no campus para o qual o candidato foi selecionado. As datas e horários destinados às matrículas serão divulgadas na página de processos seletivos do IFMG. Além disso, os termos e declarações específicos para candidatos selecionados via reserva de vagas constam na mesma página.

Para os candidatos que não foram selecionados em primeira chamada, a inscrição na lista de espera deverá ser efetivada até 17 de junho.

0
0
0
s2smodern

Servidores e colaboradores do campus do Institudo Federal de Minas Gerais (IFMG) em Ribeirão das Neves participaram, nesta segunda-feira (13), do ato "Abraço pela Educação", em defesa dos Institutos Federais e contra o bloqueio de recursos orçamentários, anunciado pelo Ministério da Educação, no dia 30 de abril. O ato aconteceu nas dependências do campus, no bairro Sevilha B, durante a manhã, e contou com a participação de aproximadamente 450 pessoas entre alunos, servidores e membros da comunidade.

A diretora-geral Maria das Graças de Oliveira, explicou os impactos da redução de 30% no orçamento para as unidades do IFMG. "O corte vai afetar o que chamamos de custeio, que são as despesas do dia dia, como água, luz, limpeza e combustivel. Inicialmente é onde vai sofre mais". Graça também alertou que, mesmo sem os cortes, o orçamento do campus já é apertado e que a situação pode demandar medidas extremas. "No nosso caso, existe o perigo de paralisação a partir de agosto. Tem campus que a partir de agora já tem que parar", destacou.

Durante a manifestação, foi lida a nota oficial divulgada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Ciência e Tecnológica (Conif), disponível aqui. A manifestação integra uma série de atos que estão sendo realizados em todo o Brasil, ao longo desta semana.

O bloqueio realizado compromete a continuidade do funcionamento da instituição, que possui cerca de 17 mil estudantes, matriculados em 192 cursos, espalhados em 18 cidades de Minas Gerais. O contingenciamento é de R$ 20,6 milhões, que representa 32% do orçamento 2019. Se a situação não for revertida, a instituição terá que suspender ações de ensino, pesquisa e extensão, além de não ter condições de honrar seus compromissos e cumprir contratos com fornecedores. Serviços básicos como limpeza, vigilância e manutenção dependem dos recursos bloqueados.

Presente em cinco regiões do estado, o IFMG atende direta e indiretamente cerca de 2,5 milhões de pessoas. Está presente na periferia de grandes cidades, como as da região metropolitana de Belo Horizonte, e também no interior, como em municípios de pequeno e médio porte. Outras informações sobre a situação orçamentária e as consequências do bloqueio de recursos estão disponíveis no site do IFMG.

Foto: Divulgação / IFMG

0
0
0
s2smodern

O curso de pós-graduação em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) campus Ribeirão das Neves promove, durante os meses de maio, junho e julho, o 1º Seminário em Gestão Pública.

Durante o evento, será realizado um ciclo de palestras no Auditório do IFMG. As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas, podem ser realizadas na página do IFMG:

Veja abaixo a programação:

10/05 - 19h30: A Contribuição do Biocombustível para o Desenvolvimento Sustentável - Profa. Dra. Vânya Pasa / UFMG [Inscrição]

07/06 - 19h30: Fontes de Financiamentos para Projetos no Setor Público: o Caso de Ribeirão das Neves - Antônio Nahas / Consultor [Inscrição]

05/07 - 19h30: Os Desafios de Gestão e Orçamento Públicos Participativos no Setor Público - Dr. Wieland Silberschneider / Ex-secretário Adjunto de Planejamento e Ex-secretário de Educação do Estado de Minas Gerais [Inscrição]

O seminário é aberto para toda a comunidade. Os participantes receberão certificado.

0
0
0
s2smodern

bg contorno