All for Joomla All for Webmasters

Transporte público: o poder de mudança nas mãos do povo

Olá amigos do portal RibeiraoDasNeves.net!

Há quase um mês estamos vendo e acompanhando a insatisfação popular com relação ao novo modelo de transporte público adotado em Ribeirão das Neves.

Seja nas ruas ou nas redes sociais, o assunto está na boca do povo. O próprio portal RN.net realizou, recentemente, uma pesquisa e mostrou que 76% das pessoas que opinaram não aprovaram o SIT Neves.

O velho sistema era longe de ser bom, com ônibus antigos, sem ar condicionado e Wi-Fi. Às vezes com pouca manutenção e limpeza rodavam pelas ruas esburacadas da cidade. Porém cumpriam, de certa forma, o objetivo de garantir ao cidadão o direito de ir e vir.

O novo modelo tem muitas modificações, veículos com equipamentos modernos, pontos de ônibus com letreiros digitais, porém ainda não conseguiu atender de forma adequada o cidadão. Tanto é que as pessoas tem reclamado muito.

O tempo de percurso é um grande problema. A estação foi improvisada e contém apenas uma grande cobertura, não tem banheiros e espaços adequados para a acomodação dos passageiros.

Em meio a essa discussão sobre o funcionamento do sistema de ônibus no município, sobram críticas e pairam dúvidas sobre quais seriam as soluções adequadas para que o usuário seja bem atendido.

Com esse grande número de insatisfeitos, os movimentos e as comissões tem lutado pela melhoria do transporte e uma prestação adequada desse serviço, que é um direito social, consagrado pelo artigo sexto da Constituição Federal.

Diante desse quadro, se faz necessária uma grande reflexão sobre o poder que o povo tem em mãos. A possibilidade de transformar e mudar os cenários políticos e sociais.

Foi só a população colocar a boca no mundo que em poucos dias uma reunião foi marcada para discutir e tentar corrigir os problemas no novo sistema de transporte. Também houve uma audiência pública para abordar o tema. São fatos que só aconteceram em função do descontentamento da população. Ou seja, diante da pressão da sociedade as autoridades se mobilizaram rapidamente.

O voto é o principal instrumento do povo. Esse é o poder que está nas mãos de cada cidadão, independente de classe social. Seja rico ou pobre, o voto tem o mesmo valor e poder de decisão nesse momento. É a hora em que os milionários e os humildes se tornam iguais.

O povo precisa se conscientizar que ele tem poder para as mudanças necessárias, mas para que isso aconteça é preciso colocá-lo em prática no dia a dia.

Recentemente (2013), os brasileiros deram um exemplo desse poder com as manifestações realizadas Brasil afora. Depois desses atos, uma série de mudanças aconteceram no país. Em Neves, dois casos emblemáticos mostraram também a força do povo: a retirada da antiga empresa que prestava serviço de transporte e a reprovação quanto a instalação de um aterro sanitário metropolitano.

Mais do que nunca, a população precisa mostrar que está no comando. Com a união dos usuários do transporte, dos movimentos, das associações de bairros, comissões, a população terá uma grande frente capaz de mudar o rumo de diversas situações - não só essa dos ônibus - que não agradam.

Esse poder está não mãos da sociedade e pode ser colocado em prática, hoje, amanhã e depois.

Basta apenas se lembrar que numa democracia o poder emana do povo!!!

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno