All for Joomla All for Webmasters

O dinheiro trabalha pra mim

Olá, pessoal! Voltamos com mais um texto da série Drops de Sabedoria: Finanças pessoais.

No texto de hoje abordaremos três temas importantes: "Trabalho X Emprego", "Como posso ganhar mais", e "O dinheiro trabalha para mim". Fizemos esta divisão pois eles se relacionam entre si e tem conceitos importantes para nossa educação financeira.

Trabalho X Emprego

É preciso fazer o que gostamos e trabalhar com aquilo que é nossa vocação. Hoje em dia, muitos de nós trocamos nossa força de trabalho por dinheiro e isto chamamos de emprego, seja formal ou seja informal, é com ele que pagamos nossas contas. Quantas pessoas não estão em suas carreiras que realmente sonharam um dia? Todos nós sonhamos em ser bombeiros, médicos, um super herói, um engenheiro, ou um professor, como sempre foi o meu caso, mas quando nos damos conta, estamos trabalhando na indústria, no comércio, na multinacional e não no que realmente somos vocacionados.

Tal percurso da vida se dá pelo fato de muitas vezes deixarmos a vida nos levar, e não tomamos as rédeas dela e a guiamos para nosso propósito desejado quando crianças. Quantos não estão fazendo um curso que a nota do Enem deu para entrar, e não o que queríamos? Quantos de nós estamos vivendo o projeto de nossos pais e o que a sociedade tenta nos impor? Descobrir no que se é bom e trabalhar com nossa carreira desejada é grande passo para felicidade e grande passo para segurança e independência financeira. Responda: Você faz o que ama?

Como posso ganhar mais?

Uma vez que você faz aquilo que ama, o dinheiro não é mais problema, mas sim consequência do que você faz, é fruto do seu trabalho. Grande característica de empreendedores é que eles não focam no dinheiro, eles focam em fazer acontecer, sendo o dinheiro uma consequência natural. Isto é maturidade financeira. É aquele momento em que você deixa de ser um pagador de contas e cria a cultura e o hábito de poupar e investir.

Quando fiz faculdade, uma das colegas de sala vendia bombons trufados e era com aquele dinheiro que ela pagava a mensalidade da faculdade, tantos outros trabalham com seu emprego formal e ainda buscam implementar suas rendas com algumas atividades paralelas, pois sabemos que a realidade do país é muito complicada e é preciso um esforço para alcançar os objetivos.

Muitos especialistas falam que dinheiro é que faz dinheiro, e é pura realidade, e o quanto antes aprendermos isto, seja investindo no mercado de capitais ou empreendendo em nosso próprio negócio, mais rápido a maturidade e a independência financeira vamos alcançar. Existem diversos meios de você ganhar mais dinheiro, e tudo passa pelo investimento em você como profissional, seja fazendo uma nova graduação, uma especialização, aprendendo um idioma novo e até fazendo um intercâmbio. O que você não pode é ficar parado e esperar cair do céu uma oportunidade, você deve criar sua própria oportunidade, bata em quantas portas forem possíveis. Você pode ganhar mais, e só depende de você!

O dinheiro trabalha para mim

A partir do momento que você conseguir economizar 30% de sua renda, conseguir agregar mais ganhos financeiros no seu salário com alguma complementação de renda, e ter o equilíbrio financeiro, o dinheiro passará a trabalhar para você. Claro, colocando em aplicações corretas e com boa capitalização. Inclusive, você não terá que se preocupar tanto com esta reforma da previdência, e o que lamento é que 80% da população não conseguirá chegar neste nível de entendimento, pois na maioria das vezes é questão que vem de berço. Mas a busca do conhecimento é fundamental para que se evolua neste sentindo de independencia financeira. 

Não podemos ser escravos do dinheiro, é preciso ser o contrário e com muito esforço, aqui no Brasil conseguiremos influenciar uma próxima geração para que isto acontece e nossos filhos, e os filhos de nossos filhos não sofram como muitos de nós sofremos até hoje!

Um forte abraço a todos e até o próximo Drops!

 

Drops de Sabedoria

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno