All for Joomla All for Webmasters

Vento de Agosto

Vento é sinal que agosto chegou! Mês místico e das curiosidades. Mas, o vento frio de agosto quando chega em Neves, não é um vento qualquer. É um vento festivo, amoroso e convidativo.

É o vento da anunciação!

O vento que anuncia a festa de Nossa Senhora das Neves e a religiosidade de um povo, confirmando a tradição religiosa. O vento da fé!

O vento que há 80 anos faz bailar a "Festa de Agosto". E, ainda que misturada à modernidade, a tradição se faz presente por meio do vento das lembranças. Lembranças de um vento vagaroso, de uma cidade de uma rua, uma escola, e de uma praça onde uma igreja de escadas longas, imperava.

Lembranças de uma festa de agosto, que traz no vento, a saudade.

Saudade da infância, na festa de agosto, das brincadeiras, da roupa nova para ir a missa. Saudade, dos camelôs – pura novidade para os meninos e meninas, que batiam perna o dia inteiro.

Vento da simplicidade regada ao toque da emoção, do abraço, da conversa, do cheiro de flores e mato. Vento do cheiro e aroma das barraquinhas. Vento do sino tocando na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Neves, anunciando que os dias serão de festa. A "Festa de Agosto"! E, o simples morava aqui.

Hoje, o vento da festa de agosto carrega multidão, é corrido, imediatista, impessoal como convém o tempo vivido. É o vento do show tecnológico. Das Redes Sociais, curtidas, posts e selfies. Os holofotes e microfones estão sempre voltados para a cidade. O nosso dia a dia não é mais "nosso".

Mas, ainda assim, o vento da festa de agosto, ressalta que o nevense tem fé e quer preservar a tradição, ainda que incorporada ao mundo globalizado.

O Vento da fé, da arte e da sentimentalidade sempre farão parte da festa de agosto, pois isso é tradição.

Enfim, o vento de agosto, em Neves é tudo isso. Mas, a Festa de Agosto, na sua essência, é a epifania de Nossa Senhora das Neves a nos abençoar.

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno