All for Joomla All for Webmasters

Pesquisa de intenção de votos em agosto ignorou eleitorado de Justinópolis; especialista aponta parcialidade

Em agosto, a primeira pesquisa eleitoral registrada neste ano, realizada pelo F5 Atualiza Dados, mexeu com o cenário político em Ribeirão das Neves. A dianteira do prefeito Junynho Martins (DEM) frente aos demais candidatos chamou a atenção daqueles que já acompanhavam, naquele momento, a corrida eleitoral visando o pleito de 15 de novembro. Passadas algumas semanas após a divulgação dos números de intenção de voto, no entanto, uma nova informação disponibilizada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode mexer com a interpretação do resultado.

De acordo com a legislação, as empresas que realizam pesquisas de opinião pública relativas às eleições devem registrá-las junto à Justiça Eleitoral quando a intenção for divulgar os resultados. No caso da pesquisa realizada pelo F5, o detalhamento com a relação de bairros pesquisados mostra algo, no mínimo, estranho: apenas as regiões Centro e Veneza foram visitadas pelos pesquisadores, deixando de fora a região de Justinópolis, que concentra mais de 50% dos eleitores nevenses.

Conforme o documento registrado no TSE, a F5 percorreu 14 bairros na região Centro e 8 no distrito do Veneza, e nenhum em Justinópolis (veja abaixo relação completa). Para o professor Walner Pinel Bittencourt, especialista em pesquisas eleitorais com experiência de décadas no ramo, a pesquisa não é imparcial como deveria ser. "A metodologia está errada, a pesquisa é tendenciosa. Como excluiu uma região da cidade, ela oficialmente não representa Ribeirão das Neves como um todo. A amostra está comprometida", avaliou.

O RibeiraoDasNeves.net procurou o F5 Atualiza Dados para que o instituto se pronunciasse sobre os motivos da exclusão da região com maior colégio eleitoral da cidade, porém não obteve resposta.

O levantamento, feito entre os dias 17 e 18 de agosto, entrevistou 782 eleitores nevenses ao custo de R$ 14 mil, está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MG-09252/2020.

Relação de bairros pesquisados pelo F5 Atualiza Dados - Fonte: TSE

 

0
0
0
s2smodern

bg contorno