All for Joomla All for Webmasters

Recadastramento biométrico passará a ser obrigatório em Ribeirão das Neves

Neste terça-feira (26), cinco municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte iniciarão o recadastramento obrigatório do eleitorado por meio da coleta de dados biométricos. Essa etapa da revisão biométrica inclui Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Vespasiano e São José da Lapa.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Ribeirão das Neves tem, atualmente, é de 204.858 eleitores. O prazo para a conclusão da revisão biométrica no município vai até 21 de fevereiro de 2020.

O comparecimento à revisão é obrigatório para todos os eleitores registrados nesses municípios que ainda não fizeram o recadastramento biométrico. Aqueles que já coletaram a assinatura, foto e digitais não precisam fazer o cadastro novamente.

Segundo o TRE, apenas 28.846 eleitores, correspondente a 14,08%, já foi biometrizado em Ribeirão das Neves. Desde agosto de 2017 os cartórios eleitorais do município fazem o recadastramento.

O procedimento foi determinado pelo Provimento nº 001-CRE 2019 (formato PDF) da Corregedoria Regional Eleitoral, que traz todas as normas para o atendimento ao eleitor dessas cidades.

Atendimento

Para fazer o recadastramento biométrico, basta o eleitor comparecer a um cartório, posto ou central de atendimento com documento oficial de identidade que comprove a nacionalidade brasileira e comprovante de endereço. São aceitos como documento a carteira de trabalho, carteira de identidade, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão, certidão de nascimento ou de casamento. Não são aceitos a carteira de habilitação e o novo passaporte. Homens que vão fazer o alistamento eleitoral devem apresentar também comprovante de quitação do serviço militar (de 1º de julho do ano em que completar 18 anos até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos).

Para se evitarem filas, o atendimento pode ser agendado no  site do TRE ou pelo Disque-Eleitor (telefone 148), mas os eleitores também podem ser atendidos por ordem de chegada.

Em Ribeirão das Neves, o Cartório da 286ª Zona Eleitoral funciona na Rua São Cristóvão, 147, bairro Tânia, e o Cartório da 321ª Zona Eleitoral na rua Mário Alexandrino da Rocha, 71, bairro São Januário, em Justinópolis. Ambos funcionam de 12h às 18h.

0
0
0
s2smodern

bg contorno