All for Joomla All for Webmasters

Geral

Cartas foram escritas por crianças de 4 a 12 anos e são disponibilizadas para 'adoção' pelo projeto 'Elos do Bem'.

Uma chuteira azul, um álbum de figurinhas, um quarto e até um frango para a ceia. Esses são alguns dos pedidos feitos para o Papai Noel em cerca de 2.200 cartinhas coletadas pelo projeto "Elos do Bem" em Belo Horizonte e Região Metropolitana.

As cartas foram escritas por crianças de 4 a 12 anos em situação de vulnerabilidade social de cidades como Ribeirão das Neves.
Os presentes serão entregues nos três primeiros sábados de dezembro.

Os interessados em adotar uma cartinha ou participar de outras iniciativas podem entrar em contato com o "Elos do Bem" pelas redes sociais. O prazo para entrega dos presentes é 25 de novembro.

Fundado em 2014, o projeto tem cerca de 150 voluntários e atua em todos os períodos do ano.

Acesse as redes sociais deles aqui!

Papai Noel dos Correios


Nesta terça-feira (14), começou o "Papai Noel dos Correios", que disponibiliza milhares de cartinhas com pedidos para o Natal para adoção no país.

As cartas podem ser adotadas pela internet ou em uma das agências participantes. Os presentes devem ser entregues até o dia 22 de dezembro.

Acesse aqui!

0
0
0
s2smodern

Geral

Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar o salvamento

Égua caiu dentro de cova de três metros de profundidade no cemitério nesta quarta-feira (13), em Ribeirão das Neves, região central de Minas. O Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar o salvamento no cemitério Senhor da Paz.

Segundo a corporação, eles amarraram as patas dianteiras do animal, cavaram o terreno e criaram uma espécie de rampa para que a égua pudesse ser puxada para fora de maneira mais segura.

Após o salvamento, o animal foi devolvido sem ferimentos aos donos.

0
0
0
s2smodern

Geral

A ausência total de fornecimento aflige quase 10% dos moradores da região metropolitana da capital, em um cenário que chama a atenção ainda pelo elevadíssimo índice de desperdício do serviço.
Dados nacionais mostram que quase 10% dos moradores da região mais populosa de MG não recebem água, enquanto mais de 43% do que é captado escorre sem proveito.

O Estado de Minas cruzou os dados referentes a desabastecimento e desperdício do SNIS, que tem sua base de referência no ano de 2021, o município de Sabará desponta na Grande BH como o de pior situação, na soma de baixo atendimento e perda elevada. Por esse critério, a cidade é seguida por Santa Luzia, Esmeraldas, Ribeirão das Neves e Vespasiano, fechando as cinco de pior situação.
Garantir o abastecimento de água tratada na Grande BH ainda é um desafio para a Copasa e para as prefeituras que mantêm serviço autônomo. Com base no Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), de cada 100 habitantes da área mais populosa de Minas Gerais, praticamente 10 não recebem fornecimento de água potável, o equivalente a 9,3% de uma população de mais de 5 milhões de pessoas nos 34 municípios da Região Metropolitana.
A situação é ainda mais grave quando se mede o desperdício, que chega a 43,7%, em média, da água captada na região metropolitana, mesmo volume de Belo Horizonte, ambos acima da média nacional, de 40,3%.

Os índices de pessoas que não recebem água encanada fornecida regularmente pelos serviços públicos em Santa Luzia, e Esmeraldas Ribeirão das Neves são parecidos com os de Sabará (21,41%), com falta de alcance do abastecimento chegando a 23,53%, 28,67% e 18,58% da população não atendida por água potável encanada, respectivamente. Contudo, os três municípios sob concessão da Copasa têm população significativa, o que transforma o quantitativo de não atendidos em um montante expressivo, com 52.022 pessoas desassistidas em Santa Luzia, 19.390 em Esmeraldas e 62.971 em Ribeirão das Neves.
Município vizinho de Neves, Esmeraldas está em situação tão ruim que parte de seus bairros à beira da BR-040 precisam ser abastecidos com caminhões-pipa que fazem a captação da água justamente em pontos da cidade próxima. Um deles fica no Bairro Cidade Neviana, na Praça Neviana, onde quatro caminhões se utilizam do hidrante instalado para levar água para várias comunidades às margens da rodovia, nos bairros de Esmeraldas, como Quinta São José, Vivendas Barbosa, Parque Sabiá e Novo Ceasa e até mesmo na própria cidade de Neves, como Vale da Prata, Metropolitano e Veneza.


Mesmo quem tem ligações de água e recebe o abastecimento pelo qual pagou ainda sofre com paralisação de fornecimento. Em 2021, ano do mais recente estudo do Sistema Nacional de Informações de Saneamento, a Grande BH teve 448 paralisações de fornecimento, o que representaria 1,2 por dia naquele período. A duração das paralisações somadas chega a 5.023 dias, ou média de 11,2 dias sem água, somando cada interrupção de fornecimento.


Belo Horizonte registrou 0,6 paralisações por dia ou 1,2 a cada dois dias, sendo que a média é de 11,3 dias de duração para cada interrupção. Sabará registrou apenas seis interrupções no sistema e 69 dias de duração. Santa Luzia aparece com 20 interrupções e 227 dias e Ribeirão das Neves chegou a 25 suspensões de fornecimento por 312 dias.

Fonte: Estado de Minas 

0
0
0
s2smodern

Geral

O aniversário de 117 anos de Orádia de Almeida de Jesus movimentou o bairro Rosana, em Ribeirão das Neves, nesta segunda-feira (11 de setembro).

Os moradores do bairro se juntaram e fizeram uma festinha para a idosa, que é nascida em Juiz de Fora, na Zona da Mata, mas mora em Ribeirão das Neves há 53 anos. Sob suspeita de ser a mais velha do Brasil, dona Orádia será inscrita no Guinness Book. Para ela, a receita da longevidade é mais simples do que parece.

A celebração teve bolo, modão e uma boa e velha  'cachacinha', tudo que a idosa adora. Segundo Orádia, comer bolo de inhame, tomar dois dedinhos de cachaça e ouvir um bom sertanejo raiz faz qualquer um passar dos 100 anos.

Orádia tem orgulho da idade que tem e ostenta com contentamento sua carteira de identidade e a certidão de nascimento. Os documentos validam para os céticos que a idosa nasceu em 11 de setembro de 1906. A longa história de vida fez a centenária colecionar amigos na cidade que se revezam para garantir que ela tenha tudo o que precisa.

Por isso, os moradores da região se dividem para cuidar de Orádia e da filha dela, de 75 anos.  As mulheres, que moram juntas, recebem um retorno da época da mocidade, em que eram elas que cuidavam bem de todos.

0
0
0
s2smodern

Geral

Moradores informaram que a vítima correu para umas das ruas do bairro Tancredo Neves pedindo ajuda

Uma jovem de 23 anos teve cerca de 80% do corpo queimado após um botijão de gás explodir em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, na sexta-feira (1º de setembro).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio iniciou dentro de um cômodo e atingiu a rede elétrica. Moradores informaram que a vítima correu para umas das ruas do bairro Tancredo Neves pedindo ajuda, visto que estava com várias queimaduras.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu a vítima até o Hospital Pronto Socorro João XXIII, na capital mineira, por lá foi constatado que ela teve 80% do corpo queimado. A vítima permanece hospitalizada.

0
0
0
s2smodern

Geral

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou pedido de indenização por dano moral de uma mulher contra o Hospital São Judas Tadeu, em Ribeirão das Neves, que submeteu a paciente, em trabalho de parto, à realização de exame para diagnóstico de AIDS e a tratamento preventivo com medicação anti-HIV.

O TJMG manteve decisão da 1ª Vara Cível da Comarca de Ribeirão das Neves, considerando que a conduta da unidade de saúde, embora possa ter causado sofrimento, angústia e indignação, seguiu protocolos médicos e visou ao bem-estar da gestante e da criança. Para o Judiciário, a instituição de saúde não cometeu ato ilícito.

A mãe havia recorrido contra sentença que julgou improcedente pedido de indenização por danos morais. Ela alegou que, por causa do procedimento, precisou passar por uma cesariana e ficou impedida de amamentar a filha por doze dias, até a confirmação de que se tratava de um falso positivo. Para a paciente, a informação de que tinha a doença, o tratamento com coquetel de remédios e o atraso no aleitamento geraram prejuízos "indescritíveis" à sua esfera emocional e física.

0
0
0
s2smodern

Geral

A Justiça de Minas Gerais decidiu, na última sexta-feira (19), conceder regime semiaberto domiciliar ao ex-goleiro Bruno Fernandes, condenado pelo homicídio de Elisa Samudio em 2010. A decisão foi proferida pelo juiz Tarciso Moreira de Souza, da Vara de Execuções Penais de Varginha (MG). Bruno deixou a prisão na tarde desta sexta-feira.  

Em 2013, Bruno foi condenado a 20 anos e nove meses pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, sequestro e ocultação de cadáver. Conforme a sentença, Bruno foi apontado como autor do assassinato de Eliza, com quem teve um relacionamento e um filho. Ela desapareceu em 2010, aos 25 anos, e foi considerada morta pela Justiça. Na época, o goleiro jogava no Flamengo.

Bruno ganhou direito ao benefício após ter cumprido o tempo necessário para progressão da pena, conforme previsto na Lei de Execuções Penais (LEP). Ele estava preso desde 2010.

Pela decisão do juiz, o ex-goleiro deverá trabalhar durante o dia e retornar para casa à noite. Ele também está proibido de sair de casa entre as 20h e as 6h, além de frequentar bares e boates.

A decisão do juiz foi viabilizada após a segunda instância da Justiça de Minas ter retirado da ficha prisional de Bruno uma falta grave por uso de celular dentro da prisão. Com a suspensão dos efeitos da punição, o ex-goleiro passou a ter direito ao benefício.

 

Com informações da Agência Brasil.

0
0
0
s2smodern

Geral

Em razão de informações falsas que circulam em aplicativos de mensagens, como o Whatsapp, a Justiça Eleitoral esclarece que, em Minas Gerais, o prazo final para o recadastramento biométrico nas quatro cidades onde ele é obrigatório – Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia – é 9 de fevereiro de 2018.

Nos demais municípios onde a biometria já foi adotada mas o recadastramento ainda não é obrigatório, como em Ribeirão das Neves e Belo Horizonte, por exemplo, ainda não há prazo final estabelecido para o comparecimento dos eleitores.

Nos quatro municípios com recadastramento biométrico obrigatório, o eleitor que não comparecer dentro do prazo não pagará multa, mas terá o título cancelado e não poderá votar nas próximas eleições. Importante ressaltar que a Justiça Eleitoral não faz nenhum contato pessoal com eleitores para fazer ou agendar o recadastramento biométrico.

Os boatos nas redes de que os prazos terminam em dezembro e que o eleitor deveria pagar multa de R$150,00 para regularizar a situação estão levando vários eleitores a acionar o TRE, inclusive pelo Disque-Eleitor (148).

Todas as informações sobre a biometria em Minas Gerais estão no site do TRE-MG.

0
0
0
s2smodern

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), em parceria com o Tribunal de Justiça, promoverá mais uma edição do "Mutirão Direito a Ter Pai". A ação, que será realizada no dia 27 de outubro, em Belo Horizonte e em mais 37 comarcas do interior do estado, tem o objetivo de garantir à criança, ao adolescente e, eventualmente, ao adulto, o direito a ter o nome do pai em seu registro de nascimento.

Além do reconhecimento da paternidade, o mutirão também possibilitará o reconhecimento da maternidade, naqueles casos em que a pessoa não tem o nome da mãe em seu registro de nascimento.

Ter o nome do pai na certidão de nascimento é um direito fundamental da criança garantido na Constituição e no Estatuto da Criança e do Adolescente. Além do valor afetivo, o registro paterno assegura direitos como recebimento de pensão alimentícia e de herança.

A defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard, explica que o "Mutirão Direito a Ter Pai", busca promover "não só o reconhecimento da paternidade, mas a conscientização quanto à importância da aproximação entre pais e filhos, possibilitando ainda a reconstrução de vínculos afetivos, que são de extrema importância para a formação do ser humano".

Como participar

Para participar, a mãe da criança, ou a pessoa maior de 18 anos em busca do reconhecimento de sua paternidade, devem fazer o cadastro prévio, nas unidades da Defensoria Pública, até o dia 13 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h.

Em Belo Horizonte, o cadastramento e realização do mutirão será feito na rua Guajajaras, 1.707, Barro Preto. Informações pelo telefone (31) 3526-0312.

Os documentos básicos para o cadastro são certidão de nascimento do menor, RG, CPF (obrigatórios para maiores de 16 anos) e endereço completo da mãe, além de nome e endereço completo do suposto pai.

O pai será notificado para comparecer na Defensoria Pública no dia do mutirão para reconhecer espontaneamente o filho ou fazer o exame de DNA, caso seja necessário.

Durante o "Mutirão Direito a Ter Pai" serão realizados gratuitamente exames de DNA, com coleta feita por profissionais de saúde e reconhecimento extrajudicial de paternidade.

Parceiro da iniciativa, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais participa com a equipe do Centro de Reconhecimento de Paternidade (CRP) e com a cessão gratuita dos exames de DNA.

0
0
0
s2smodern

A Miss Comerciária da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ribeirão das Neves, Bianca Leôncio, disputa neste sábado (2), o título estadual, durante a programação da 25ª Convenção do Comércio Lojista Mineiro, realizada no Tauá Resort Hotel, em Caeté.

Ao todo, 12 meninas disputam o título de Miss Comerciária Minas Gerais. Além de Ribeirão das Neves, concorrem as CDL’s de Araguari, Betim, Ibirité, Itabira, Patrocínio, Porteirinha, Salinas, Taiobeiras, Três Marias, Vespasiano e Viçosa.

Bianca venceu a etapa municipal em julho durante desfile de gala promovido pela CDL Neves no Restaurante Moinho's.

0
0
0
s2smodern

A Copasa informou, na tarde desta terça-feira (8), a interrupção no abastecimento de água em alguns bairros de Ribeirão das Neves, em caráter emergencial, para manutenção na rede de água próximo ao condomínio Nossa Fazenda.

De acordo com a empresa, os bairros afetados foram bairros Alterosa, Jardim Verona, Vale Verde e Veneza.

Segundo a companhia, a previsão é que o abastecimento seja normalizado, de forma gradativa, no decorrer da noite desta terça.

 

0
0
0
s2smodern

bg contorno