All for Joomla All for Webmasters

Tecnologia

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) promove, na próxima semana, no campus Ribeirão das Neves, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Neste ano, o tema é a bioeconomia: deversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável.

O objetivo, segundo o IFMG, é aproximar a ciência e a tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país.

A programação prevê atividade de 23 a 26 de outubro, com palestras, minicursos, oficinas e apresentações de trabalhos, além do desafio Hack a City e do e-Games.

Os interessados devem fazer a inscrição pelo Sympla. Veja a programação completa:

Divulgação / IFMG
0
0
0
s2smodern

Tecnologia

O projeto de incubadora de startups Neveslab, da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Ribeirão das Neves (ASPMRN), promove na próxima semana, dias 23 e 24 de outubro, o Hack a City, dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), em Ribeirão das Neves.  

O Hack a City é definido pelo uso da tecnologia para mudar uma cidade através de um desafio para jovens e empreendedores criarem projetos de impacto positivo, com o foco no desenvolvimento da cidade e dos cidadãos.

Serão dois dias de imersão para o público do evento. Na quarta (23), haverá a divisão dos grupos, definição do problema e apresentação prévia da ideia de cada um deles. Na quinta (24), acontece o desenvolvimento do projeto e a apresentação final. Em paralelo, será realizado também torneio de e-Games dos jogos Counter Strike, Free Fire e PES 2020. Os grupos serão definidos na quarta e as finais acontecem na quinta.

Mas corra, as inscrições já estão se encerrando: para o e-Games, até domingo (20), enquanto no caso do Hack a City, até o dia 23. Em ambos os casos, os interessados devem acessar o Sympla e garantir sua inscrição.

0
0
0
s2smodern

Tecnologia

Ribeirão das Neves está na 8ª colocação no ranking das "Cidades Amigas da Internet" de 2019, divulgado pela consultoria Teleco – Inteligência em Telecomunicações. A classificação é feita com base no estímulo a oferta de serviços de telecomunicações por meio de políticas e ações públicas de incentivos à implantação da infraestrutura, especialmente para a instalação de antenas de celular e internet móvel.

De acordo com a consultoria, o trabalho permite que as cidades verifiquem o seu status e identifiquem os pontos que requerem aprimoramentos. Para a composição do ranking, são avaliados as restrições, burocracia, prazo e onerosidade para a implantação de Estações de Rádio Base (ERBs) e redes subterrâneas ou aéreas.

Em 2018, o município estava em 46º lugar e, neste ano, pulou para o top 10, subindo quase 40 posições no ranking, que conta com cidades como São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG) e Campina Grande (PB) nas três primeiras posições, respectivamente. A capital Belo Horizonte está em 97º lugar na classificação da Teleco. O ranking completo está disponível aqui.

0
0
0
s2smodern

Tecnologia

Ribeirão das Neves recebe na próxima semana o Lab Truck Tour. O projeto itinerante tem como objetivo colaborar para a geração de um ecossistema inovador e criativo a partir das tecnologias de fabricação digital.

O carro itinerante estará na Cidade dos Meninos nos dias 3,4 e 5 de dezembro. A turnê tecnológica terá o foco na descentralização e difusão da cultura Maker, permitindo, por meio da oferta de oficinas, a sensibilização e capacitação de jovens com foco no desenvolvimento de projetos em eficiência energética pelos próprios alunos, contribuindo para o desenvolvimento da cultura empreendedora.

As oficinas de sensibilização terão carga horária entre 1 e 3 horas, e as oficinas tecnológicas de aproximadamente 4 horas. O Lab Truck Tour estará aberto para visitação do público em geral. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla.

O evento terá duas oficinas de sensibilização Maker, com 15 vagas cada, e duas oficinas tecnológicas com temática em eficiência energética, por meio da técnica de Arduino (dispositivo que pode ser facilmente conectado a um computador, apenas com um cabo USB, permitindo aplicações a baixo custo), com dez vagas cada.

Programação das Oficinas:

Dia 03 de Dezembro
Horário de funcionamento do Truck: 12h - 19h

Oficina de Arduino para Eficiência Energética: 14h – 18h
Dia 04 de Dezembro

Horário de funcionamento do Truck: 09h - 19h
Oficina Maker: 9h – 12h30

Oficina de Arduino para Eficiência Energética: 14h – 18h
Dia 05 de Dezembro

Horário de funcionamento do Truck: 09h - 12h30
Oficina Maker: 9h – 12h30

Divulgação

Oficinas Tecnológicas em Eficiência Energética

Por meio dos instrumentos de programação inerentes ao uso do arduino, as oficinas buscam capacitar e formar os participantes, para a construção de projetos que conectam soluções em eficiência energéticas e em temas relacionados à sustentabilidade. O participante receberá conhecimento introdutório na tecnologia arduino, utilizando linguagem de programação “C”. Espera-se a construção de um protótipo associado ao universo da eficiência energética. Possui nível de complexidade médio.

Faixa Etária: a partir de 16 anos.
Tempo de oficina: 4 horas.

Oficina Maker: Introdução à impressão 3D – protótipo foguete

O participante será introduzido ao conhecimento da impressão 3D e estará apto a entender a tecnologia, sua aplicabilidade e o funcionamento. A oficina é composta por dois momentos: parte teórica e parte prática. Na parte teórica, é descrito a linha do tempo da impressora 3D, os tipos de máquinas disponíveis no mercado e sua funcionalidade para o mundo atual. Na parte prática, o participante terá a oportunidade de construir um protótipo de um foguete que simula a operação de uma impressão 3D por camada (tecnologia FDM). Além disso, haverá uma impressora 3D no local em funcionamento para demonstração completa do ciclo de operação.

Faixa Etária: a partir de 12 anos.
Duração de até 3 horas.

 

0
0
0
s2smodern

Tecnologia

Quatro escolas de Ribeirão das Neves foram selecionadas para a segunda edição do programa Meu Primeiro Negócio. Ao todo, 400 instituições de ensino de ensino de 199 cidades mineiras foram contempladas.

A iniciativa, do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), em parceria com a Secretaria do Estado de Educação (SEE), vai atender nessa etapa alunos das escolas Pedro de Alcântara Nogueira, José Bonifácio Nogueira, Alessandra Salum Cadar e Manoel Martins de Melo. Outras quatro instituições da cidade estão na lista de espera. A previsão é que – no município - as aulas do programa comecem em agosto.

Em 12 semanas, alunos do ensino médio de escolas públicas estaduais irão aprender e ter noção na prática da cultura empreendedora. Para isso, o programa proporciona aos estudantes a experiência prática em negócios, economia e gestão por meio da organização e operacionalização de empresas estudantis. Dessa forma, os jovens terão a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho com mais capacitação.

0
0
0
s2smodern

Tecnologia

Ribeirão das Neves vai participar do programa Internet para Todos, que pretende levar acesso à banda larga para locais remotos sem conectividade. O lançamento do programa foi feito pelo presidente Michel Temer nessa segunda-feira (12).

Em evento realizado em Brasília, Temer também sancionou o projeto aprovado no Congresso Nacional que libera R$ 2 bilhões para os municípios desenvolverem ações nas áreas de educação, saúde e assistência social.

Compareceram na cerimônia 2.471 prefeitos, inclusive Junynho Martins (PSC), para assinar o termo de adesão ao programa que oferecerá conexão à internet com preço reduzido.

Pelas redes sociais, o chefe do Executivo nevense comemorou a assinatura do convênio. "Em breve Ribeirão das Neves terá internet de qualidade em todas as repartições públicas municipais", disse.

Segundo o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, até esta segunda feira, quase metade dos municípios brasileiros (2.766) cidades concluíram o cadastro na plataforma e foram consideradas aptos para formalizar a adesão ao programa.

Após a assinatura da adesão, a previsão é que os primeiros municípios beneficiados recebam a partir de maio as antenas que permitirão a conexão. A conexão será viabilizada pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégias (SGDC), em órbita desde maio do ano passado.

0
0
0
s2smodern

Tecnologia

O desligamento do sinal analógico de TV foi concluído na região de Belo Horizonte no último dia 22 de novembro. No dia 7 de novembro, uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência aferiu que, naquela data, 94% dos domicílios não ficariam sem TV, pois estavam preparados para o sinal digital ou porque assistiam à programação de televisão transmitida por cabo ou satélite.

Mesmo com fim do sinal analógico, a Seja Digital continua na região para orientar a população e distribuir os kits gratuitos, com antena digital e conversor com controle remoto, para as famílias de baixa renda. No total, cerca de 390 mil kits já foram distribuídos.

A distribuição de kits gratuitos teve início na região em meados de agosto e será encerrada nas próximas semanas. Para saber se têm direito ao kit gratuito, as famílias de baixa renda devem acessar sejadigital.com.br/kit ou ligar para 147 com o NIS (Número de identificação social) em mãos. "Esperamos que as famílias de baixa renda que ainda não retiraram o kit gratuito façam o agendamento nesses últimos dias", afirmou Deisy Feitosa, gerente regional da Seja Digital.

0
0
0
s2smodern

O Grupo de Implantação da TV Digital (GIRED) decidiu nesta terça-feira (7) propor ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que o desligamento do sinal analógico de TV em Belo Horizonte tenha início a partir desta quarta-feira (8) e prossiga até 22 deste mês. O grupo constatou que faltou apenas 0,7 ponto percentual para o atingimento do percentual mínimo de 90% de domicílios com sinal digital, para que o desligamento pudesse ser realizado.

Uma pesquisa do Ibope constatou que cerca de 10% dos domicílios em Belo Horizonte ainda utilizam sinal analógico. A pesquisa foi realizada nos 39 municípios do entorno entre os dias 24/10 e 04/11. A amostra de Belo Horizonte contou com 1.078 entrevistas, e no entorno foram realizadas 1.526 entrevistas.

A Seja Digital é a entidade responsável por distribuir conversores de TV Digital e antenas de recepção às famílias beneficiárias dos programas sociais do Governo Federal. Os interessados devem agendar a retirada do kit gratuito no site www.sejadigital.com.br/home.

0
0
0
s2smodern

No próximo dia 8 de novembro, o sinal analógico de televisão será desligado na capital mineira e em outras 38 cidades da região, inclusive Ribeirão das Neves. Após essa data, a programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital.

Para continuar assistindo à programação, todas as residências dessas localidades precisam estar com o aparelho de televisão preparado com conversor, que pode ser embutido na TV ou externo, além de uma antena digital. Os equipamentos podem ser encontrados no varejo local e são de fácil instalação. Quem não estiver preparado para receber o sinal digital nos próximos 15 dias ficará sem ver TV.

As famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal devem verificar se têm direito a receber um dos mais de 470 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor e controle remoto. A população deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se o nome estiver na lista, é só escolher o dia, horário e local para retirar os equipamentos que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital.

0
0
0
s2smodern

bg contorno