All for Joomla All for Webmasters

Tecnologia

Ribeirão das Neves está na 8ª colocação no ranking das "Cidades Amigas da Internet" de 2019, divulgado pela consultoria Teleco – Inteligência em Telecomunicações. A classificação é feita com base no estímulo a oferta de serviços de telecomunicações por meio de políticas e ações públicas de incentivos à implantação da infraestrutura, especialmente para a instalação de antenas de celular e internet móvel.

De acordo com a consultoria, o trabalho permite que as cidades verifiquem o seu status e identifiquem os pontos que requerem aprimoramentos. Para a composição do ranking, são avaliados as restrições, burocracia, prazo e onerosidade para a implantação de Estações de Rádio Base (ERBs) e redes subterrâneas ou aéreas.

Em 2018, o município estava em 46º lugar e, neste ano, pulou para o top 10, subindo quase 40 posições no ranking, que conta com cidades como São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG) e Campina Grande (PB) nas três primeiras posições, respectivamente. A capital Belo Horizonte está em 97º lugar na classificação da Teleco. O ranking completo está disponível aqui.

0
0
0
s2smodern

Tecnologia

Ribeirão das Neves recebe na próxima semana o Lab Truck Tour. O projeto itinerante tem como objetivo colaborar para a geração de um ecossistema inovador e criativo a partir das tecnologias de fabricação digital.

O carro itinerante estará na Cidade dos Meninos nos dias 3,4 e 5 de dezembro. A turnê tecnológica terá o foco na descentralização e difusão da cultura Maker, permitindo, por meio da oferta de oficinas, a sensibilização e capacitação de jovens com foco no desenvolvimento de projetos em eficiência energética pelos próprios alunos, contribuindo para o desenvolvimento da cultura empreendedora.

As oficinas de sensibilização terão carga horária entre 1 e 3 horas, e as oficinas tecnológicas de aproximadamente 4 horas. O Lab Truck Tour estará aberto para visitação do público em geral. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla.

O evento terá duas oficinas de sensibilização Maker, com 15 vagas cada, e duas oficinas tecnológicas com temática em eficiência energética, por meio da técnica de Arduino (dispositivo que pode ser facilmente conectado a um computador, apenas com um cabo USB, permitindo aplicações a baixo custo), com dez vagas cada.

Programação das Oficinas:

Dia 03 de Dezembro
Horário de funcionamento do Truck: 12h - 19h

Oficina de Arduino para Eficiência Energética: 14h – 18h
Dia 04 de Dezembro

Horário de funcionamento do Truck: 09h - 19h
Oficina Maker: 9h – 12h30

Oficina de Arduino para Eficiência Energética: 14h – 18h
Dia 05 de Dezembro

Horário de funcionamento do Truck: 09h - 12h30
Oficina Maker: 9h – 12h30

Divulgação

Oficinas Tecnológicas em Eficiência Energética

Por meio dos instrumentos de programação inerentes ao uso do arduino, as oficinas buscam capacitar e formar os participantes, para a construção de projetos que conectam soluções em eficiência energéticas e em temas relacionados à sustentabilidade. O participante receberá conhecimento introdutório na tecnologia arduino, utilizando linguagem de programação “C”. Espera-se a construção de um protótipo associado ao universo da eficiência energética. Possui nível de complexidade médio.

Faixa Etária: a partir de 16 anos.
Tempo de oficina: 4 horas.

Oficina Maker: Introdução à impressão 3D – protótipo foguete

O participante será introduzido ao conhecimento da impressão 3D e estará apto a entender a tecnologia, sua aplicabilidade e o funcionamento. A oficina é composta por dois momentos: parte teórica e parte prática. Na parte teórica, é descrito a linha do tempo da impressora 3D, os tipos de máquinas disponíveis no mercado e sua funcionalidade para o mundo atual. Na parte prática, o participante terá a oportunidade de construir um protótipo de um foguete que simula a operação de uma impressão 3D por camada (tecnologia FDM). Além disso, haverá uma impressora 3D no local em funcionamento para demonstração completa do ciclo de operação.

Faixa Etária: a partir de 12 anos.
Duração de até 3 horas.

 

0
0
0
s2smodern

Tecnologia

Quatro escolas de Ribeirão das Neves foram selecionadas para a segunda edição do programa Meu Primeiro Negócio. Ao todo, 400 instituições de ensino de ensino de 199 cidades mineiras foram contempladas.

A iniciativa, do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), em parceria com a Secretaria do Estado de Educação (SEE), vai atender nessa etapa alunos das escolas Pedro de Alcântara Nogueira, José Bonifácio Nogueira, Alessandra Salum Cadar e Manoel Martins de Melo. Outras quatro instituições da cidade estão na lista de espera. A previsão é que – no município - as aulas do programa comecem em agosto.

Em 12 semanas, alunos do ensino médio de escolas públicas estaduais irão aprender e ter noção na prática da cultura empreendedora. Para isso, o programa proporciona aos estudantes a experiência prática em negócios, economia e gestão por meio da organização e operacionalização de empresas estudantis. Dessa forma, os jovens terão a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho com mais capacitação.

0
0
0
s2smodern

Tecnologia

Ribeirão das Neves vai participar do programa Internet para Todos, que pretende levar acesso à banda larga para locais remotos sem conectividade. O lançamento do programa foi feito pelo presidente Michel Temer nessa segunda-feira (12).

Em evento realizado em Brasília, Temer também sancionou o projeto aprovado no Congresso Nacional que libera R$ 2 bilhões para os municípios desenvolverem ações nas áreas de educação, saúde e assistência social.

Compareceram na cerimônia 2.471 prefeitos, inclusive Junynho Martins (PSC), para assinar o termo de adesão ao programa que oferecerá conexão à internet com preço reduzido.

Pelas redes sociais, o chefe do Executivo nevense comemorou a assinatura do convênio. "Em breve Ribeirão das Neves terá internet de qualidade em todas as repartições públicas municipais", disse.

Segundo o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, até esta segunda feira, quase metade dos municípios brasileiros (2.766) cidades concluíram o cadastro na plataforma e foram consideradas aptos para formalizar a adesão ao programa.

Após a assinatura da adesão, a previsão é que os primeiros municípios beneficiados recebam a partir de maio as antenas que permitirão a conexão. A conexão será viabilizada pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégias (SGDC), em órbita desde maio do ano passado.

0
0
0
s2smodern

Tecnologia

O desligamento do sinal analógico de TV foi concluído na região de Belo Horizonte no último dia 22 de novembro. No dia 7 de novembro, uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência aferiu que, naquela data, 94% dos domicílios não ficariam sem TV, pois estavam preparados para o sinal digital ou porque assistiam à programação de televisão transmitida por cabo ou satélite.

Mesmo com fim do sinal analógico, a Seja Digital continua na região para orientar a população e distribuir os kits gratuitos, com antena digital e conversor com controle remoto, para as famílias de baixa renda. No total, cerca de 390 mil kits já foram distribuídos.

A distribuição de kits gratuitos teve início na região em meados de agosto e será encerrada nas próximas semanas. Para saber se têm direito ao kit gratuito, as famílias de baixa renda devem acessar sejadigital.com.br/kit ou ligar para 147 com o NIS (Número de identificação social) em mãos. "Esperamos que as famílias de baixa renda que ainda não retiraram o kit gratuito façam o agendamento nesses últimos dias", afirmou Deisy Feitosa, gerente regional da Seja Digital.

0
0
0
s2smodern

Tecnologia

O Grupo de Implantação da TV Digital (GIRED) decidiu nesta terça-feira (7) propor ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que o desligamento do sinal analógico de TV em Belo Horizonte tenha início a partir desta quarta-feira (8) e prossiga até 22 deste mês. O grupo constatou que faltou apenas 0,7 ponto percentual para o atingimento do percentual mínimo de 90% de domicílios com sinal digital, para que o desligamento pudesse ser realizado.

Uma pesquisa do Ibope constatou que cerca de 10% dos domicílios em Belo Horizonte ainda utilizam sinal analógico. A pesquisa foi realizada nos 39 municípios do entorno entre os dias 24/10 e 04/11. A amostra de Belo Horizonte contou com 1.078 entrevistas, e no entorno foram realizadas 1.526 entrevistas.

A Seja Digital é a entidade responsável por distribuir conversores de TV Digital e antenas de recepção às famílias beneficiárias dos programas sociais do Governo Federal. Os interessados devem agendar a retirada do kit gratuito no site www.sejadigital.com.br/home.

0
0
0
s2smodern

No próximo dia 8 de novembro, o sinal analógico de televisão será desligado na capital mineira e em outras 38 cidades da região, inclusive Ribeirão das Neves. Após essa data, a programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital.

Para continuar assistindo à programação, todas as residências dessas localidades precisam estar com o aparelho de televisão preparado com conversor, que pode ser embutido na TV ou externo, além de uma antena digital. Os equipamentos podem ser encontrados no varejo local e são de fácil instalação. Quem não estiver preparado para receber o sinal digital nos próximos 15 dias ficará sem ver TV.

As famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal devem verificar se têm direito a receber um dos mais de 470 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor e controle remoto. A população deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se o nome estiver na lista, é só escolher o dia, horário e local para retirar os equipamentos que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital.

0
0
0
s2smodern

O sinal analógico de TV será desligado em Ribeirão das Neves e em outros 38 municípios no dia 8 de novembro. A partir dessa data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital, que oferece qualidade de som e imagem semelhante à de cinema.

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil, distribui kits gratuitos às famílias inscritas em mais de 20 programas sociais do Governo Federal (como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Pronatec, entre outros). Para verificar se têm direito e agendar a retirada dos equipamentos, basta ligar para 147 ou acessar sejadigital.com.br.

Para quem já está com a antena digital e o conversor, equipamentos que permitem que televisores antigos recebam o sinal digital, em mãos e ainda tem dúvidas sobre a instalação, aí vão algumas dicas para adiantar o procedimento e continuar assistindo sua programação favorita após o desligamento.

O manual acima também está disponível no link http://www.sejadigital.com.br/instale.

0
0
0
s2smodern

As famílias de Ribeirão das Neves e de 38 municípios do estado de Minas Gerais inscritas em programas sociais do Governo Federal que estão recebendo kits gratuitos da Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pela migração do sinal de TV no Brasil, podem concorrer a sorteios de R$ 2 mil.

Para participar, as famílias beneficiárias devem, primeiro, verificar se têm direito ao kit distribuído pela Seja Digital, ligando gratuitamente para 147 ou acessando o site sejadigital.com.br/kit e, em caso afirmativo, realizar o agendamento. No ato do agendamento é possível escolher a melhor data, horário e local para retirar os equipamentos.

Com o kit em mãos, basta seguir as instruções para instalar o conversor e a antena digital. No final do processo de instalação, aparece um código na tela da TV, que deve ser cadastrado no site sejadigital.com.br/concorra ou no telefone 147 (ligação gratuita). Informando o código, o beneficiário já estará participando do sorteio e concorrendo aos prêmios.

Os sorteios serão realizados quinzenalmente, até o desligamento do sinal analógico de TV, que acontecerá no dia 8 de novembro, em 39 municípios do estado de Minas Gerais. O sorteio dessa quarta-feira (13) teve ganhadores de Belo Horizonte, Pedro Leopoldo, Santa Luzia, Sarzedo e Ribeirão das Neves.

 

As informações são do projeto Seja Digital

0
0
0
s2smodern

bg contorno