All for Joomla All for Webmasters

Cidade

População de Ribeirão das Neves protesta contra proposta de terminal no Veneza e cobra metrô em audiência pública

A proposta do Governo de Minas de instalar um terminal do sistema Move Metropolitano na região do bairro Veneza, em Ribeirão das Neves, foi duramente criticada pela população durante audiência pública realizada nesta terça-feira (1), no auditório do Caic.

Com gritos de "Metrô! Metrô!", moradores expressaram insatisfação com a iniciativa, que consideram insuficiente diante da precariedade do transporte público na região metropolitana de Belo Horizonte. A audiência contou com a presença de representantes do poder público, lideranças comunitárias e usuários do transporte coletivo.

Uma das vozes mais contundentes foi a da moradora Graça Senna, que destacou o abandono histórico do bairro em relação à mobilidade urbana. Segundo ela, falta cuidado, planejamento e investimento estrutural por parte do Estado, e a proposta de um terminal de ônibus não responde à real necessidade da população, que há décadas clama por transporte de qualidade, com a chegada efetiva do metrô até Neves.

Lideranças da região como Mathes Chiodi destacou que o plano apresentado não foi convincente, tendo em vista que há nada de concreto. “O governo não colocou a respeito dos horários dos ônibus e a garantia de uma pista exclusiva na BR-040”, ressaltou. Vídeo completo aqui: https://www.instagram.com/reel/DLnoQl6ul4k/?utm_source=ig_web_copy_link

No projeto apresentado pelo superintendente de de Transporte Intermunicipal e Metropolitano da Seinfra, Diego Pessoa Santos, não foi apresentado o outros dois terminais previstos, que seriam no bairro Jardim Colonial e no bairro San Remo (região do Liberdade).

O prefeito Túlio Raposo, destacou em entrevista ao portal que o “transporte público de Ribeirão das Neves é um dos grandes problemas da cidade e do jeito que está não pode ficar”, entrevista completa aqui: https://www.instagram.com/p/DLnNVWdN6mL/

Já a vereadora Marcela Menezes destacou que é necessário novos debates públicos de escuta ativa da população, confira aqui a entrevista completa: https://www.instagram.com/p/DLna9oSPGiU/

Em nota a nossa reportagem, a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) esclarece que o projeto atual de Parceria Público-Privada (PPP) prevê a construção, reforma, modernização e operação de 11 terminais de ônibus metropolitanos. Em Ribeirão das Neves, o único terminal previsto é o de Veneza.

Após o término da Consulta e Audiências Públicas, serão analisadas todas as contribuições recebidas. Aquelas que se mostrarem pertinentes aos objetivos do projeto serão aprofundadas para serem incorporadas ao modelo final.

0
0
0
s2smodern

Cidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta sexta-feira (27), uma alteração no Código de Trânsito Brasileiro que prevê a criação da chamada "CNH Social" — Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuita para a população de baixa renda.

🚗Na prática, a nova legislação determina que os recursos arrecadados com o pagamento de multas de trânsito também poderão ser usados para pagar o processo de obtenção da carteira de motorista de cidadãos que não têm condições de arcar com esses valores.

Lula sanciona CNH social e veta exame toxicológico para categorias A e B

Lula, no entanto, vetou um trecho da lei que previa a obrigatoriedade de apresentação de exame toxicológico negativo para obtenção da CNH nas categorias A (motocicletas) e B (carros de passeio).

🚨Vale lembrar que o exame toxicológico é obrigatório para habilitação nas categorias C, D e E (transporte de cargas e passageiros). Esta determinação está mantida, sem alterações.

O veto terá de ser analisado pelo Congresso Nacional, que poderá manter ou derrubar a decisão. Caso o veto caia, o exame será obrigatório.

Quem terá direito a CNH gratuita?
Segundo a lei sancionada pelo presidente nesta sexta, a receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito também poderá ser aplicada para custear o processo de habilitação de pessoas de baixa renda, inscritas no CadÚnico.

O governo, no entanto, ainda vai divulgar detalhes sobre como vai funcionar o procedimento.

Texto da lei altera artigo do CTB
Com a mudança, o artigo do Código de Trânsito passa a prever explicitamente o uso das multas para formação de condutores de baixa renda:

“A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, em engenharia de tráfego, em engenharia de campo, em policiamento, em fiscalização, em renovação de frota circulante, em educação de trânsito e em custeio do processo de habilitação de condutores de baixa renda.”

Quem pode se inscrever no CadÚnico?
CadÚnico identifica famílias de baixa renda no país e permite ao governo selecionar quem terá acesso aos programas sociais, entre os quais Bolsa Família, Pé-de-Meia, Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxílio Gás e Minha Casa Minha Vida.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa podem ser registradas no CadÚnico.
O governo também permite o cadastro de famílias com renda superior a meio salário-mínimo por pessoa como beneficiárias de programas ou serviços específicos.

0
0
0
s2smodern

Cidade

As estudantes Carla, Ellen, Emily e Laís, do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Ribeirão das Neves, alcançaram o primeiro lugar na etapa regional da Technovation Girls, uma competição mundial que incentiva jovens mulheres a desenvolverem soluções tecnológicas para problemas reais.

A equipe se destacou com o aplicativo "Caminho Seguro", uma ferramenta projetada para aumentar a segurança das mulheres em seus deslocamentos diários. A iniciativa visa utilizar a tecnologia para proporcionar mais tranquilidade e proteção, abordando uma questão social relevante.

O projeto demonstra o potencial da educação e da inovação na transformação de realidades, e a conquista das alunas reflete o impacto positivo que a tecnologia pode ter na sociedade.

0
0
0
s2smodern

Cidade

O programa Mulheres Empreendedoras, da Junior Achievement (JA) com apoio da Western Union, encerra suas atividades presenciais no Brasil com destaque para Minas Gerais. A estudante Mila Gabriele, da Escola Estadual Professor Helvécio Dahe, localizada no Bairro Conjunto Henrique Sapori, em Ribeirão das Neves, foi uma das vencedoras do concurso nacional e recebeu 500 dólares como incentivo para iniciar seu próprio negócio.
A iniciativa, que visa capacitar mulheres de 16 a 35 anos em situação de vulnerabilidade, impactou diretamente 81 participantes na escola estadual, oferecendo aulas híbridas, mentorias e conteúdos digitais. Em sua edição de 2025, o projeto alcançou oito estados brasileiros e reforçou o protagonismo feminino no empreendedorismo.
A jovem de 17 anos demonstrou satisfação com o concurso e o plano de criar a própria marca de produtos de papelaria
Segundo ela, a Escola Professor Helvécio contribuiu oferecendo o curso de empreendedorismo em parceria com a JA e no auxílio em todas as etapas até a premiação
“Meu desejo é ver a minha empresa crescer, abrir minha marca e me formar em Engenharia de Produção” , afirma Mila.
Com mais de 20 anos de atuação em Minas, a Junior Achievement já proporcionou mais de 500 mil experiências a jovens no estado, com o apoio de 17 mil voluntários. Para a organização, a conquista da estudante reforça o poder da educação empreendedora em transformar realidades.
Para acompanhar o trabalho da jovem no instagram acesse @milasatore_papelaria

 

0
0
0
s2smodern

Cidade

Clientes do banco Itaú de Justinópolis devem estar atentos a uma mudança no atendimento presencial no bairro. Um aviso fixado na agência informa que o local encerrará suas atividades no dia 10 de julho de 2025, com fechamento definitivo previsto para 14 de julho de 2025.
A partir dessas datas, os serviços presenciais serão transferidos para um novo endereço no Centro de Neves, já divulgado no comunicado: Agência 6572 - Rua Antonio M Cero Neto, 23, Centro- CEP 33805-470.
O banco Itaú informou que os canais digitais, como o aplicativo e o internet banking, assim como os cartões de débito e crédito, continuarão funcionando normalmente. Para os beneficiários do INSS que recebem seus pagamentos na agência que será desativada, o Itaú informa que a Previdência Social enviará, via Correios, um comunicado com as informações sobre o novo local de recebimento.
A mudança busca otimizar o atendimento e a infraestrutura do banco na região, visando oferecer maior comodidade aos seus usuários.
Em 2024, o Itaú encerrou as atividades de 219 agências físicas e tem fechado agências em 2025, dando continuidade a uma tendência observada nos últimos anos. O banco tem investido em plataformas digitais e reestruturado sua rede de atendimento, o que tem levado ao fechamento de agências físicas.
O fechamento de agências faz parte de uma estratégia do banco para otimizar custos e acompanhar a mudança no comportamento dos clientes, que cada vez mais utilizam canais digitais para realizar suas transações bancárias. O Itaú tem investido em plataformas digitais, como aplicativos e internet banking, para oferecer serviços mais ágeis e convenientes aos seus clientes.

0
0
0
s2smodern

Cidade

A partir de 5 de julho, mais de 4,58 milhões de mineiros, o que representa 21,5% da população do estado, poderão se beneficiar das novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica. Em Minas Gerais, 1,31 milhão de residências podem ser beneficiadas por essa iniciativa, que prevê a isenção total do pagamento da conta de luz para consumos de até 80 quilowatts-hora (kWh) mensais.
A medida, determinada pela Medida Provisória nº 1.300/2025, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 20 de maio, garante que as famílias que se enquadram nos critérios da Tarifa Social e consomem até 80 kWh por mês não terão custo algum com a energia elétrica. Caso o consumo ultrapasse esse limite, o pagamento será feito apenas sobre a diferença.
Em todo o Brasil, a nova Tarifa Social de Energia Elétrica alcançará 17,39 milhões de famílias, beneficiando mais de 60 milhões de pessoas. Essa reestruturação do setor elétrico visa promover a justiça tarifária para a população de baixa renda.
Regionalmente, o Nordeste lidera em número de unidades consumidoras beneficiadas, com 7,75 milhões de famílias (27,1 milhões de pessoas). A região Sudeste, onde Minas Gerais está inserida, aparece em segundo lugar, com 5,69 milhões de famílias (19,9 milhões de pessoas).
Para ter acesso à Tarifa Social de Energia Elétrica, é necessário atender a um dos seguintes requisitos:
Ser uma família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo.
Ser idoso com 65 anos ou mais, ou pessoa com deficiência que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
Ser uma família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até três salários-mínimos, que tenha em sua composição pessoa com doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento médico ou terapêutico exija o uso contínuo de aparelhos que demandem energia elétrica para funcionar.
A Tarifa Social é concedida de forma automática às famílias que preenchem os requisitos. Não é necessário solicitar o benefício diretamente à distribuidora de energia. Basta que o titular da conta de luz esteja entre os beneficiados pelos programas governamentais mencionados acima para que a isenção ou o desconto sejam aplicados.

0
0
0
s2smodern

Cidade

Em uma iniciativa de apoio a migrantes e refugiados, o CREAS Itinerante realizará seu 13º "Sábado no CREAS" no dia 28 de junho.

O evento, que acontecerá das 9h às 16h, terá como tema central a "Migração", oferecendo uma série de serviços e atividades voltadas para esse público.
Entre os serviços disponíveis, destacam-se as Rodas de Conversa sobre Migração, realizadas em parceria com o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados.
Essa parceria também será responsável pela organização de documentos e orientação jurídica, itens cruciais para a integração dos migrantes na sociedade.
Além disso, haverá um Feirão de Emprego, fruto da colaboração com o Serviço AeC, visando facilitar a inserção no mercado de trabalho.
Os participantes também terão acesso aos serviços do SINE (Sistema Nacional de Emprego) e a possibilidade de realizar o Cadastro Único, ferramenta essencial para o acesso a diversos programas sociais.
O evento é uma importante ação para oferecer suporte e orientação a migrantes e refugiados, reforçando o compromisso com a acolhimento e a cidadania.
A ação ocorrerá na unidade CRAS Veneza, localizada na R. Alexandre França, 247 - Veneza.

0
0
0
s2smodern

A Bubble: Seu Doce Momento, uma loja de doces localizada no centro de Ribeirão das Neves, foi selecionada para participar da Expo Favela Innovation 2025. O evento, que acontecerá em Minas Gerais nos dias 18 e 19 de julho, é um importante palco para o empreendedorismo de comunidades.

Criada por César Reis, tatuador com mais de 20 anos de atuação na cidade, e Fran Rosa, publicitária, a Bubble é descrita por seus fundadores como um projeto que vai além da venda de doces. O casal uniu suas experiências para oferecer produtos de qualidade e sabor aos moradores de Neves.

A loja se destaca por disponibilizar na praça central da cidade produtos que, segundo os proprietários, antes eram mais encontrados em shoppings ou na zona sul. Entre os itens do cardápio estão Bubble Waffles, Waffles de diversos sabores, Milk Shakes especiais e Bubble Tea (chá de bolhas), todos com preços acessíveis.

Um dos focos da Bubble é levar seus produtos a comunidades que, muitas vezes, são menos atendidas pelo mercado. A empresa planeja expandir o atendimento para escolas, projetos sociais e regiões periféricas.
Para acompanhar o trabalho da loja acesse o instagram @bubble_oficial_
Sobre a Expo Favela Innovation
A Expo Favela Innovation é reconhecida como um evento crucial para o empreendedorismo em comunidades, dando visibilidade a talentos, negócios e soluções desenvolvidos nas favelas brasileiras. A iniciativa busca promover a inclusão, a transformação social e gerar mais oportunidades para empreendedores da periferia, conectando-os a investidores.
Para mais informações sobre o evento, os interessados podem acessar o Instagram e o site da Expo Favela Minas: @expofavelaminasoficial e @bubble_oficial_ @bubble_kombi

0
0
0
s2smodern

O artista mineiro Cristhofer Nieiro, natural de Ribeirão das Neves, acaba de concluir uma verdadeira maratona internacional de tatuagem: em apenas algumas semanas, participou de três grandes eventos em sequência — dois nos Estados Unidos e um na Itália — e venceu todos eles representando o Brasil.

A turnê começou em grande estilo no Empire State Tattoo Expo, um dos maiores e mais prestigiados eventos de tatuagem do mundo. Realizado em Nova York, o evento reúne uma curadoria de artistas renomados, onde cada detalhe conta. Cristhofer conquistou neste evento três prêmios nas categorias Small Color, Large Color e Best Original.

Foi uma estreia impactante e um marco para a tatuagem brasileira no cenário internacional.

Logo após Nova York, ele embarcou para o Texas e participou do Sinners Tattoo Expo, onde venceu mais duas categorias: Best Color e Best Anime.
A premiação em Anime mostrou que a qualidade do seu trabalho vai além, Cristhofer apresentou uma tatuagem cicatrizada há dois anos, e mesmo com o tempo, os jurados se impressionaram com a vivacidade das cores, a preservação dos detalhes e a força da composição. Um reconhecimento raro que prova que sua arte resiste ao tempo e permanece viva na pele.

A última parada foi em Veneza, Itália, no evento exclusivo Icons and Prodigies — conhecido por reunir somente artistas convidados e selecionados a dedo. Nesse ambiente artístico refinado, onde a tatuagem se mistura com arte clássica e performance, Cristhofer encerrou sua jornada com a seguinte premiação: Best of Show, em uma colaboração com seu amigo e também artista Tampa, do Rio Grande do Sul.
Mais do que um prêmio, foi um símbolo da força do coletivo, da amizade e da união de artistas brasileiros brilhando juntos em solo europeu.

“Não é sobre o troféu. É sobre abrir um caminho”, afirma Cristhofer. “É mostrar que é possível. Que um menino da periferia pode cruzar o mundo, competir entre os melhores e ser reconhecido. Não só como artista, mas como inspiração. Para quem está começando, para quem sonha, para quem acredita.”

Sua jornada internacional reforça a potência da arte brasileira no mundo — e principalmente, que o sonho não só é possível, como pode se tornar realidade com esforço, paixão e verdade no que se faz.

 

0
0
0
s2smodern

bg contorno