All for Joomla All for Webmasters

Artista cria painel com o personagem 'Bolinho' em escola estadual no bairro Nova Pampulha

Ribeirão das Neves recebeu nos últimos dias um painel do famoso personagem do graffiti "Bolinho". Em parceria com o Coletivo Semifusa, a grafiteira Maria Raquel Bolinho realizou uma pintura na Escola Estadual João Lopes Gontijo, no bairro Nova Pampulha, como parte do Edital de Apoio a Redes 2020: Covid-19 e Redes Culturais Comunitárias do programa de cooperação cultural latino americana IberCultura Viva.

O painel elaborado proporcionou a escola uma intervenção artística importante, conectada com a arte urbana moderna que é o graffiti, em uma releitura na versão do Bolinho, de uma das obras mais importantes de Van Gogh, "A noite estrelada", de 1889.

O Bolinho é um personagem criado pela grafiteira Maria Raquel, com a forma de um cupcake, que são bolos de caneca ou forminha. Seu intuito é colorir a cidade e dividir com milhares de pessoas sua paixão por doces e pela cultura urbana através da arte do grafite. São cupcakes personalizados, que encenam personagens do cotidiano como famosos, profissões, gírias, músicas, vídeos, memes e até ícones do cinema clássico e de animação viram inspiração, sempre com cores vibrantes e traços fortes, apresentados nos mais variados suportes artísticos da cidade, deixando as ruas e espaços públicos mais bonitos.

Nascida em Itabira, formada em Letras pela UFMG e Artes Visuais na Escola de Design da UEMG, a artista Maria Raquel, vem espalhando suas intervenções desde 2009 e que podem ser encontrados por toda Belo Horizonte e região metropolitana, além de várias outras cidades. O Bolinho pode ser considerado um ícone da cidade de Belo Horizonte que ganhou popularidade tanto dentro do movimento do grafite quanto do público em geral, sendo notável inclusive, seu sucesso com as crianças. Todos os dias, pessoas tiram fotos com as pinturas dos personagem nas ruas e postam nas redes sociais.

O projeto também realizou painel na sede do Giramundo Teatro de Bonecos, da cidade de Belo Horizonte que exerce atividades artísticas com a pintura do Bolinho sobre o Teatro de Bonecos.

 

0
0
0
s2smodern

bg contorno