All for Joomla All for Webmasters

Mudanças/Colaboradores

Já dito aqui neste espaço repetida vezes, qualquer empresa, entidade ou instituição para dar certo, dependerá incondicionalmente da visão do gestor maior.

Este ator necessariamente terá de possuir algumas habilidades e conhecimentos, imprescindíveis e indispensáveis para uma gestão de resultados.

Conhecimento tácito, visão sistêmica, gestão de pessoas e espírito de liderança, são valores que não podem andar separados para quem deseja planejar, elaborar, executar e cumprir uma missão dentro de uma organização. São ações concomitantes.

Será preciso que este líder tenha uma visão ampla de toda estrutura da empresa, para enxergar as oportunidades existentes (fora e dentro) conhecer as dificuldades, e saber com quais colaboradores poderá contar para cada ação.
Mas só isto não garantirá resultados. É preciso também ter conhecimento na sua área de atuação. Não adianta enxergar e não saber lidar com o que vê.

Este cidadão terá de contar com pessoas dentro da estrutura para ajudá-lo, e terá de buscar para cada setor, pessoas com perfil e conhecimento, e que seja da sua inteira confiança.

Disse tudo isto apenas para ilustrar o que descreverei abaixo...

Dando um giro nos vários setores da empresa que trabalho, onde abrange características extremamente heterogênias, sem fazer nenhuma entrevista ou ouvir nenhum depoimento, apenas por observação, pude constatar sem muita surpresa (para mim), o tamanho da importância dos colaboradores que atuam na ponta, para o alcance de resultados.

E aí eu incluo os chamados gerentes e/ou coordenadores.

Estes colaboradores fazem contribuições valiosas para a realização de "mudanças radicais" nas empresas que são basicamente ignoradas pela maioria dos altos executivos.

Dentre tantas contribuições importantes, anotei quatro que são comuns a todos os seguimentos e setores...

  • Estes colaboradores apresentam com frequência, ideias empreendedoras que adiciona valor, e que são capazes e estão dispostos a implementar, quando conseguem ser ouvidos.
  • Têm muito mais conhecimento local que a maioria dos executivos, e são bem melhores em alavancar as “redes informais” que tornam as mudanças mais sólidas e duradouras dentro da organização.
  • São sensíveis aos humores e necessidades emocionais dos funcionários, assegurando assim, que o momento de mudança seja mantido.
  • Administram bem a tensão entre continuidade e mudança, evitando que a organização caia na extrema inércia ou até no caus completo.

É evidente que nem todo colaborador de uma organização é parâmetro de vigor e energia empreendedora. Mas se os altos executivos ignorarem ou desprezarem o papel destes atores, e de maneira leviana, reduzirem suas fileiras, retendo informações e centralizando decisões, as chances de realização de uma mudança radical, serão também drasticamente reduzidas.

Na verdade, estes atores que atuam na ponta, (e ai volto a lembrar dos coordenadores e/ou gerentes, que são intermediários), podem ser aliados eficientes dos altos executivos na implementação de grandes mudanças nas organizações.

É preciso observar mais de perto estas forças, às vezes subestimadas.

 

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno