All for Joomla All for Webmasters

De liderado para líder

A transformação de um profissional de liderado para líder começa no dia em que este dá demonstrações à hierarquia, de que ele se interessa pela entidade a ponto de buscar promovê-la e defendê-la como se dele fosse. Obviamente que junto a este interesse, deve se juntar um amplo conhecimento do objetivo da empresa, o comprometimento, assiduidade, disponibilidade, pontualidade e um bom desempenho relacional com o grupo. Uma vez promovido, este novo profissional terá de demonstrar algumas novas características que, embora já existissem não tinha como externá-las, pois se encontrava na posição de liderado. Uma vez na condição de líder, muda-se obrigatoriamente o comportamento, não no sentido de demonstração de poder, mas assimilando novas estratégias de ação. É preciso aprender que quando compartilhamos o poder, instilamos nos demais o instinto da liderança. Para se situar nesta nova posição, temos de nos ater a pontos principais de aprendizado:  a) identificar a diferença entre a velha liderança (poder posicional) e a nova (poder relacional);  b) definir os termos co-criação, poder-sobre, poder-com, inclusão e conversações vitais;  c) fortalecer o relacionamento com os colegas para atingir objetivos; d) desenvolver um plano de ação.

Para que este novo profissional seja bem sucedido em sua nova missão, já em meios a ambientes muito dinâmicos e instáveis, mais importante do que tentar prever o futuro é poder contar com práticas ágeis e flexíveis, que permitam responder prontamente a movimentos do mercado, sem necessidade de realizar grandes ajustes internos.  Buscar soluções administrativas sistêmicas e de processos, e um conjunto de práticas simples e eficazes para a condução de projetos e organização de trabalhos.

Tem de haver princípios ágeis de gestão, definição do objetivo do projeto, planejamento e execução flexível, controle e melhoria continua do processo.

Parece muita coisa, mas é de extrema importância para quem busca responder positivamente à confiança depositada em seu potencial, assimilar estes pontos. Antes de assumir, sente-se e comece a anotar todos os pontos de relevância, inclusive as expectativas da chefia imediata em relação à sua indicação e os resultados esperados pela a entidade a partir desta reforma administrativa.

Buscar a parceria e o comprometimento da equipe é imprescindível para que todo o resto funcione. Seja LÍDER, evite ser CHEFE e cuidado com a vaidade!

 

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno