All for Joomla All for Webmasters

Redação não é um monstro

Redação não é um monstro, como a maioria pensa. E o Enem é o único concurso que exige uma redação diferenciada, pois cobra uma proposta de intervenção, que é a solução para um problema apresentado. Uma redação dissertativa-argumentativa, que é cobrada nos concursos, é aquela onde o candidato levanta uma hipótese ou um problema (que é chamado de tese) e argumenta sobre ele, seja contra ou a favor.

Em uma redação para concurso quanto mais elementos for colocado na argumentação, maior a chance de agradar quem está corrigindo e aumentar a pontuação nesse quesito. Portanto, é bom que o candidato utilize várias áreas de conhecimento, como arte, literatura, filosofia, matemática, política, economia etc. Isso faz com que a redação tenha uma argumentação consistente.

Para isso, é muito importante que quem está se preparando para concursos, seja ele qual for, busque informações em sites confiáveis, livros, jornais e documentários. Outra boa dica é ficar atento aos textos de suporte, que são comuns nas provas. Eles se apresentam em formas de textos de vários tipos, tabelas e gráficos. Não é permitido cópia desses textos, mas uma interpretação bem feita pode se transformar em argumento.

O Enem foi adiado e alguns concursos suspensos, mas não deixe de se preparar ao longo desse tempo, principalmente se você está em casa. Apesar de saber das dificuldades de muitos, use os recursos que tem para isso, seja livros, televisão, biblioteca ou internet. O que não pode é deixar para a última hora.

Um abraço e até a próxima!

 

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno