All for Joomla All for Webmasters

Cidade dos Meninos recebe projeto itinerante Lab Truck Tour nesta semana

Ribeirão das Neves recebe na próxima semana o Lab Truck Tour. O projeto itinerante tem como objetivo colaborar para a geração de um ecossistema inovador e criativo a partir das tecnologias de fabricação digital.

O carro itinerante estará na Cidade dos Meninos nos dias 3,4 e 5 de dezembro. A turnê tecnológica terá o foco na descentralização e difusão da cultura Maker, permitindo, por meio da oferta de oficinas, a sensibilização e capacitação de jovens com foco no desenvolvimento de projetos em eficiência energética pelos próprios alunos, contribuindo para o desenvolvimento da cultura empreendedora.

As oficinas de sensibilização terão carga horária entre 1 e 3 horas, e as oficinas tecnológicas de aproximadamente 4 horas. O Lab Truck Tour estará aberto para visitação do público em geral. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla.

O evento terá duas oficinas de sensibilização Maker, com 15 vagas cada, e duas oficinas tecnológicas com temática em eficiência energética, por meio da técnica de Arduino (dispositivo que pode ser facilmente conectado a um computador, apenas com um cabo USB, permitindo aplicações a baixo custo), com dez vagas cada.

Programação das Oficinas:

Dia 03 de Dezembro
Horário de funcionamento do Truck: 12h - 19h

Oficina de Arduino para Eficiência Energética: 14h – 18h
Dia 04 de Dezembro

Horário de funcionamento do Truck: 09h - 19h
Oficina Maker: 9h – 12h30

Oficina de Arduino para Eficiência Energética: 14h – 18h
Dia 05 de Dezembro

Horário de funcionamento do Truck: 09h - 12h30
Oficina Maker: 9h – 12h30

Divulgação

Oficinas Tecnológicas em Eficiência Energética

Por meio dos instrumentos de programação inerentes ao uso do arduino, as oficinas buscam capacitar e formar os participantes, para a construção de projetos que conectam soluções em eficiência energéticas e em temas relacionados à sustentabilidade. O participante receberá conhecimento introdutório na tecnologia arduino, utilizando linguagem de programação “C”. Espera-se a construção de um protótipo associado ao universo da eficiência energética. Possui nível de complexidade médio.

Faixa Etária: a partir de 16 anos.
Tempo de oficina: 4 horas.

Oficina Maker: Introdução à impressão 3D – protótipo foguete

O participante será introduzido ao conhecimento da impressão 3D e estará apto a entender a tecnologia, sua aplicabilidade e o funcionamento. A oficina é composta por dois momentos: parte teórica e parte prática. Na parte teórica, é descrito a linha do tempo da impressora 3D, os tipos de máquinas disponíveis no mercado e sua funcionalidade para o mundo atual. Na parte prática, o participante terá a oportunidade de construir um protótipo de um foguete que simula a operação de uma impressão 3D por camada (tecnologia FDM). Além disso, haverá uma impressora 3D no local em funcionamento para demonstração completa do ciclo de operação.

Faixa Etária: a partir de 12 anos.
Duração de até 3 horas.

 

0
0
0
s2smodern

bg contorno