All for Joomla All for Webmasters

"Trajeto Moda" chega a Ribeirão das Neves

Iniciativa do Governo de Minas tem o intuito de resgatar autoestima e garantir profissão e renda a mulheres em situação de vulnerabilidade

A iniciativa busca promover qualificação profissional, inserção produtiva e empoderamento feminino, proporcionando a transformação pessoal de mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social, como as que se encontram em situação de violência doméstica, mães solos ou as que vivem em insegurança alimentar.

Com aporte de R$ 5,2 milhões, o projeto, lançado em abril deste ano e coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), está em fase de interiorização. Até 2024, deve beneficiar 500 mulheres, alcançando 35 municípios mineiros. O projeto piloto foi executado na cidade de Belo Horizonte em 2021, beneficiando 17 mulheres.

Qualificação para autonomia

O Trajeto Moda utiliza metodologia inédita para qualificar mulheres socialmente vulneráveis para o mercado da moda, um dos setores que mais gera emprego no Brasil, e propõe ações contínuas para desenvolver autonomia, cidadania e independência financeira.

A seleção das mulheres para participar do projeto é realizada em parceria com os municípios, especialmente pelas equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), que também colaboraram na construção dos conteúdos programáticos que serão ministrados, atendendo as demandas emergenciais de cada cidade.

Etapas do projeto

O projeto é desenvolvido em três módulos: capacitação em costura, cidadania, inteligência emocional e criação de negócio; qualificações específicas, além de assessoramento, desenvolvimento profissional, estruturação e comercialização.

Nesses municípios, as mulheres atendidas estão sendo capacitadas na prática da costura, com aprendizado do manuseio das máquinas industriais para confecção de peças básicas. Elas também recebem orientações sobre cidadania e inteligência emocional, bem como sobre assuntos ligados à autoestima, convivência em grupo, conscientização sobre seus direitos e deveres e sobre a identificação de ciclos de violência doméstica e acolhimento de mulheres na rede assistencial.

Outro foco desta fase do projeto é o oferecimento de oficinas para a criação de negócios, que têm como foco desenvolver habilidades do comportamento empreendedor nas participantes, simulando a criação de um negócio ou novo produto, por meio da identificação e direcionamento de oportunidades para a produção local.

A entrega dos maquinários e a disponibilização dos cursos compreendem a primeira de uma série de ações para o desenvolvimento do projeto, que conta ainda com outras etapas definidas de acordo com as especificidades e realidades locais dos municípios.

 

Fonte: Agência Minas 

0
0
0
s2smodern

bg contorno