All for Joomla All for Webmasters

Partida de médicos cubanos deve deixar 130 mil nevenses na fila de espera

Médicos cubanos que atendiam os municípios brasileiros já não ocupam seus postos de trabalho. Desde terça-feira (20), os profissionais já não compareceram aos consultórios em várias cidades. Em Ribeirão das Neves, 17 médicos do programa Mais Médicos vieram de Cuba.

Segundo cálculo do secretário municipal de Saúde de Ribeirão das Neves, Júnior Mota, a partida deles deixe cerca de 130 mil pessoas na fila, à espera de substituição. A informação foi revelada pelo gestor ao jornal Estado de Minas desta quarta-feira (21).

Na avaliação do secretário, o programa "desafogou a demanda por médicos na cidade", principalmente nos locais mais distantes, onde não houve recusa pelos profissionais de Cuba. Caso os profissionais não sejam substituídos no âmbito do programa, o chefe da pasta estima que a contratação de novos médicos gerará aumento de despesas no orçamento em torno de R$ 210 mil mensais.

"O grande impacto do PSF é prevenir a doença aguda, evitar que o paciente com diabetes ou hipertensão, por exemplo, chegue a um acidente vascular cerebral ou enfarto. Para cada um dólar gasto na prevenção, economizamos quatro", disse o secretário ao EM.

0
0
0
s2smodern

bg contorno