Rádio Conexão Neves
negócios
Açougue
Bar
Churrascaria
Distribuidora
Doceria
Hamburgueria
Lanchonete
Padaria
Pizzaria
Restaurante
Sacolão
Salgados
Sorveteria
Supermercado
Tele-entregas
Casa de Ração
Clínica Veterinária
Floricultura
Jardinagem
Pet Shop
Acabamento
Caçamba
Cama/Mesa/Banho
Consertos
Construtora
Decoração
Divisória
Esquadria
Estofados Reformadora
Ferragem
Ferro-Velho
Madeireira
Marcenaria
Marmoraria
Material de Construção
Material Elétrico e Hidráulico
Móveis e Eletro
Móveis Planejados
Paisagismo
Pisos
Pré-Moldados
Serralheria/Portões de Garagem
Telhas e Tijolos
Vidraçaria
Biblioteca
Creche
Curso de Idiomas
Curso de Informática
Curso Preparatório
Curso Profissionalizante
Educação Infantil
Ensino Superior
Escola de Música
Espaço Cultural
Pré-Vestibular
Rede Estadual de Ensino
Rede Municipal de Ensino
Rede Particular de Ensino
Academia
Casa Noturna
Cicloativismo
Clube
Escolinha de Futebol
Excursões e Viagens
Parque
Quadra
Artistas
Banda/Cantor/Dupla
Brindes
Buffet
Casamento
Decoração
DJs
Iluminação
Promoters
Salão de Festa
Sítios para aluguel
Video/Foto/Som
Hotel
Motel
Temporada
Assistência Técnica
Brinquedos
Celulares e Câmeras Digitais
Games
Internet
Lan House
Locadora de filmes
Papelaria
Presente
Recarga de Cartucho
Suprimentos
Venda de Computadores
Websites
Advocacia
Arquitetura
Bombeiro Hidráulico
Consultoria
Contador
Eletricista
Engenheiro
Pedreiro
Psicologia
Tradutor
Bijuterias e Jóias
Clínica Médica
Cosméticos
Distribuidora de cosméticos
Drogaria
Especialidade Médica
Hospital
Laboratório
Odontologia
Ótica
Plano de Saúde
Posto de Saúde
Salão de Beleza
Arte Final
Assessoria e Consultoria
Aula Particular
Banco e Agência de Crédito
Chaveiro
Comunicação Visual
Contabilidade
Funerária
Gás
Gráfica
Imobiliária
Limpeza e Manutenção
Marketing
Moto-Boy
Propaganda Volante
Rádio
Seguros
Tatto e Piercing
Associações
Cartório
Cemitério
Conselhos
Cooperativas
Feira de Artes e Artesanato
Feira Livre
Fórum
Igreja
ONGs
Sindicato
Táxi
Agência de Veículos
Auto-Elétrica
Auto-Escola
Borracharia
Concessionária
Despachante
Lava-jato
Locação
Oficina Mecânica
Peças e Acessórios
Posto de Combustível
Som Automotivo
Artigo Esportivo
Boutique
Calçado
Costureira
Infantil
Máquina de Costura
Roupas e Acessórios
Tecidos
Uniforme

cultura

História

01/01/2009 - 0:00 hs

O nascer do município de Ribeirão das Neves remonta ao século XVIII, quando ainda o governo português distribuía sesmarias com o intuito de encontrar mais riquezas no solo brasileiro.

O povoamento iniciou-se em 1745, quando o mestre de campo Jacynto Vieira da Costa recebeu do então governador Gomes Freire de Andrade uma carta de sesmaria na “Mata do Bento Pires”, Comarca da Casa Alta. No ano de 1747, fez a doação de um terreno para a construção da Capela de Nossa Senhora das Neves.

Em 1752, recebeu uma Segunda carta regularizando mais três sítios. Mais tarde, em 1760, dois dias antes de sua morte, vendeu suas terras para seu filho Antônio Vieira da Costa, que solteiro, faleceu em 1797, sem deixar testamento. Seus bens foram levados a leilão e arrematados pelo Capitão José Luiz de Andrade, arcebispo de Praga, Portugal, morador da Vila de Sabará.

O novo proprietário possuía dois filhos: o guarda-mor Joaquim José de Andrade e Padre José Maria de Andrade, que, em 1818, passa a ser o curador da Capela de Nossa Senhora das Neves. Homem muito inteligente, pois fora Delegado de Instrução e Juiz de Paz em Venda Nova, deixou grande contribuição para o desenvolvimento da localidade, sendo considerado o fundador do município.

Após sua morte, em 06 de dezembro de 1875, Neves, como era chamada, passou por um período de estagnação, só tendo sobrevivido graças às famílias pioneiras e tradicionais como Nogueira, Andrade, Cerqueira, Avelar, Guimarães e Alves em Neves; Carvalho, Costa, Rocha, Menezes, Gomes, Lages e Matos no distrito de Justinópolis e Areias; e os imigrantes italianos Sapori, Guadanini, Loffi, Labanca e Catizani.

Em 30 de agosto de 1911, com a elevação do distrito de Contagem, a Vila Neves passou a integrá-lo, como povoado do distrito de Vera Cruz. A partir de 1923, o povoado foi elevado a distrito, permanecendo no Município de Contagem até 1938, quando foi transferido para o Município de Betim.

A 27 de março de 1924, um ofício da Penitenciária da antiga Câmara de Contagem, informava ao Secretário da Agricultura que duas fazendas do Município, a de Neves e a de Mato Grosso, se prestavam admiravelmente para a instalação de uma Colônia Penal Agrícola.

Em 1938 é inaugurada a Penitenciária Agrícola de Neves, que projetou o município internacionalmente, sendo inclusive considerada como sistema carcerário modelo na América Latina.

Em 1943, Neves passa a pertencer ao Município de Pedro Leopoldo, recebendo sua atual denominação. Sua emancipação data de 12 de dezembro de 1953, através do Decreto Lei 1039, tendo como distrito Justinópolis, antigo Campanha, e subdistrito Areias.

A localidade de Campanhã pertencia inicialmente ao distrito de Venda Nova do Vilarinho e em 1911, com a criação do Município de Contagem, passa a constituir um dos três distritos deste Município. Sua elevação a distrito deveu-se ao esforço de Antônio Justino da Rocha, político do partido Republicano. No recenseamento de 1920, a sede do distrito contava com 46 prédios e 264 habitantes. No distrito como um todo, que incluía a localidade de Areias, foram recenseados 238 prédios e 1361 moradores. Em 1938, Campanhã passou a fazer parte do Município de Betim, e em 1943, foi incorporado ao Município de Pedro Leopoldo. Criado o Município de Ribeirão das Neves em 1953, Campanhã passa a integrá-lo com o nome de Justinópolis.

Até o final da década de 30, Ribeirão das Neves produzia em grande quantidade, a cana de açucar, a mandioca e o milho. Na década de 40, chegam os imigrantes japoneses que, com sua cultura milenar, contribuíram com novas técnicas e a diversificação no cultivo de hortaliças. O município tornou-se o Cinturão Verde e abastecia a Grande BH. Das 260 propriedades produtivas cadastradas em 1979 , apenas 30% ainda estão em cultivo.

Veja também


06/05/2011 - Homenagem ao Dia das Mães

01/01/2009 - Aspectos físicos

01/01/2009 - Política