All for Joomla All for Webmasters

Mapa da violência em Neves

Foi revelado no último mês de 2011, o novo Mapa da violência em todo o Brasil, realizado pelo Instituto Sangari.  O intuito do estudo procurava elencar um conjunto de informações que possibilitem a elaboração desse diagnóstico de violência, seja por parte das autoridades, seja pela sociedade civil, ou de forma conjunta.

A pesquisa foi recortada em três períodos distintos, o primeiro de 1980 a 1994, o segundo período entre 1994 a 2004, e por fim o período de 2004 a 2010, o último período foi analisado de forma aprofundada. Segundo o mesmo, houve regressão dos índices de violência no Estado, que caem 20,1%, enquanto as taxas do país, no mesmo período regridem apenas 3,1%. Essas quedas, segundo o estudo, se devem ao fato das Regiões Metropolitanas mineiras, caírem 39% nos índices de homicídios. O interior, pelo contrário, continua a aumentar seus índices: cresce 17,3%, resultando em obstáculo para o aprofundamento das quedas estaduais.

Ainda conforme os estudos, em 2004, 485 dos 853 municípios mineiros – 57% - não tiveram registro de homicídios. Em função das significativas quedas do estado, era de esperar que em 2010 esse número de municípios livres do flagelo fosse maior ainda. Porém o estudo revela que o número de municípios diminuiu passando para 446, que corresponde a 52% dos municípios do Estado.

Embora haja quedas estaduais, era de se esperar uma diminuição no número de municípios com taxas acima de 26 homicídios em 100 mil habitantes. Porém, o número cresceu, passou de 69 municípios para 85 em 2010. Entre esses municípios que os índices de morte estão acima de 26 homicídios a cada 100 mil habitantes, infelizmente, Ribeirão das Neves se enquadra. Talvez nenhuma surpresa, por tudo que vemos no nosso dia a dia, ao nosso redor, em nossos bairros. A situação é cada vez mais preocupante, quando vislumbramos o futuro de nossos jovens, muito embora a pesquisa não aponte, fazendo uma análise sem afirmar, muitos desses homicídios tem como vítimas jovens entre 16 e 24 anos. Crianças, que poderiam dedicar-se ao futebol, ou a outro tipo de arte. Conheci muitos que morreram que tinham qualidades inesgotáveis, e grandes chances de se tornarem pessoas diferentes, mas que foram sucumbidos pelas drogas, pelo álcool, ou por questões afins.

A violência é um mal na nossa cidade, em minha opinião é provocada pela falta de investimento, principalmente no que se refere à cultura e arte, dando às crianças (que são nosso futuro) a oportunidade de ter contato com um mundo diferente do que elas estão acostumadas. Minha avó sempre dizia “cabeça vazia é oficina do diabo”, hoje acredito muito nisso, e o diabo é a violência, mensurada nas estatísticas.

Confira o estudo completo no site: www.institutosangari.org.br

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno