All for Joomla All for Webmasters

Agora, ou nunca mais...

Passados já alguns dias depois de divulgado o resultado das últimas eleições, e analisando o cenário nacional, finalmente podemos chegar a algumas conclusões.

Este fator, juntamente com compromissos assumidos pela candidata eleita a Presidência da República, em várias visitas em nossa região, destacando sempre a necessidade de dispensar atenção especial para Ribeirão das Neves em todos os seguimentos, (até porque,  ela estudiosa como é, compreendeu que a nossa população em sua maioria esmagadora, enquadra no perfil de seus programas de governo, e que esta tese foi muito bem reforçada com os resultados obtidos nas urnas), nos faz aumentar as expectativas e nos deixa extremamente esperançosos.

É obvio que em política as coisas não são tão simples assim. Mas com as três esferas, Federal, Estadual e Municipal tendo a gestão de um mesmo partido, nos leva a crer que as coisas serão na pior das hipóteses, menos complicadas.

Como cidadão nevense, estou muito empolgado e com muita esperança de ver uma Ribeirão das Neves modificada, evoluída e renovada em todos seus conceitos.

Estamos diante de uma oportunidade única de tirar do pensamento das pessoas, que somos um dos municípios mais pobre do país.

Podemos transformar este "mito" da pobreza tão explorado, principalmente pelos políticos, em uma ampla e promissora ferramenta em busca do desenvolvimento.

Mas para isso, temos de aprender a transformar  "Limitações em Ousadias", "Medo em Coragem",  "Sonhos em Ações", " Lágrimas em Sorriso", "Ódio em Amor" e "Dificuldades em Oportunidades".

Temos mais de 300 mil habitantes, onde se pode encontrar milhares de " talentos" encolhidos dentro de seus próprios casulos, por falta de oportunidades.

Jovens qualificados e capacitados a oferecerem mãos de obras, mas com uma logística de deslocamento verdadeiramente desumana, pela má qualidade dos transportes coletivos, somados à distância e um trânsito caótico.

Como se vê, as mudanças passam necessariamente pela mudança de comportamento do poder público. Não se pode mais administrar para atender as necessidades dos partidos. Enquanto gestor tem-se que administrar em favor do povo, do contribuinte, do patrão.

Partindo para as particularidades de Ribeirão das Neves, a própria característica do município já induz a algumas medidas urgentes a serem tomadas.

Precisamos de empregabilidade, precisamos de empreendedores geradores de emprego e renda. Mas para que possamos atraí-los, temos de criar um "ambiente favorável" e como o de maior relevância cito o acesso. O empreendedor precisa receber a matéria prima, como também necessita escoar sua produção. O acesso do CIRIN (Centro Industrial de Ribeirão das Neves) até a BR 040  tem de ser prioridade para esta gestão, como deveria ter sido da gestão anterior. Neves hoje é uma "ilha" em termos de acessibilidade.

Concomitante à necessidade de se gerar empregos, precisamos também preparar nossa população para ocuparem estas supostas vagas.

O poder público local terá de priorizar a implantação de escolas técnicas, como SENAI e SENAC, que através de seus laboratórios, tem a capacidade de repassar conhecimentos, e qualificar e capacitar de forma mais efetiva para o mercado de trabalho. Com mais de 300 mil habitantes, é incompreensível a inexistência destas modalidades de ensino em nosso município.

O PRONATEC tem sua função social sim. Motiva, inclui, e repassa as competências básicas para o trabalho. Mas estatisticamente, a absorção pelo mercado de trabalho para alunos oriundos destes cursos é extremamente tímida, e tem função apenas paliativa.

Enfim, a população de Ribeirão das Neves tem de aprender a não esperar mudanças só do poder público. O local só muda, quando se consegue mudar o "comportamento das Pessoas".

É preciso ensinar a ter "dignidade, não dependência" é  reciso ensinar a "conquistar, não ganhar", é preciso ensinar a *sonhar, não esperar" é preciso ensinar a "agir, não reclamar".

Uma criança não aprende a andar porque emprestamos nossas pernas. Na verdade o que fazemos é encorajá-la e oferecê-la nosso apoio. Com estas ferramentas ela se DESENVOLVE e passa a caminhar sozinha. Torna-se independente.

Assim se desenvolve um local. O poder público com suas ferramentas, oferecendo acesso, oportunidades, conscientizando que conquistas são mais dignas do que simplesmente "ganhos", e que, quem consegue conquistar algo, não para nunca mais.

É preciso conscientizar, que sonhar sem agir, não chega a lugar nenhum. É preciso seguir uma trajetória, atender a processos, enfrentar desafios. Só assim se prepara para as oportunidades.

Com esta eventual força política conquistada nas urnas,  com a participação efetiva da população nas tomadas de decisões da câmara municipal, (que por muitas das vezes decidem em favor dos interesses pessoais em detrimento dos interesses sociais), e exigindo do executivo abertura de diálogo para que este possa se nortear do real interesse do povo, não tenho dúvidas que os ventos soprarão em nosso favor.

Mas reclamar pelos cantos, sem participar efetivamente do processo, nem com todos esses  facilitadores, se chegará a lugar algum.

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno