All for Joomla All for Webmasters

Relisiencia; moda ou habilidade?

Termo muito explorado nos dias atuais, ser resiliente é uma habilidade que o profissional deve adquirir para acompanhar as exigencias advindas do mercado de trabalho. Alguns fatores são preponderantes ao profissional com estas caracteristicas.

Administração das emoções
É quando o profissional tem a  habilidade de se manter sereno diante de uma situação de estresse. O resiliente é capaz de utilizar as pistas que lê nas outras pessoas para reorientar o comportamento, promovendo a autorregulação. quando essa habilidade é rudimentar, as pessoas encontram dificuldades em cultivar vínculos e, com frequência, desgastam no âmbito emocional aqueles com quem convivem, seja em família ou no trabalho.

Controle dos impulsos
Um segundo fator é o controle de impulsos, é imprescindivel ter a capacidade de regular a intensidade de seus impulsos no sistema neuromuscular (nervos e músculos). É a aprendizagem de não se levar impulsivamente pela experiência de uma emoção. As pessoas podem exercer um controle frouxo ou rígido do seu sistema muscular, visto que esse sistema está vinculado à regulação da intensidade das emoções. Dessa forma, a pessoa poderá viver uma emoção de forma exacerbada ou inibida. O controle de impulso garante a autorregulação dessas emoções ou a possibilidade de dar a devida força à vivência de emoções, tornando o grau de compreensão do autor mais sensivel e apurado mediante a situação.

Otimismo
Um terceiro fator é otimismo. Nesse fator, ocorre na resiliente a crença de que as coisas podem mudar para melhor. Há um investimento contínuo de esperança e, por isso mesmo, a convicção da capacidade de controlar o destino da vida, mesmo quando o poder de decisão esteja fora das mãos.

Análise do ambiente
O quarto fator é habilidade em conseguir fazer uma análise do ambiente. Trata-se da capacidade de identificar precisamente as causas dos problemas e das adversidades presente no ambiente. Essa possibilidade habilita a pessoa a se colocar em um lugar mais seguro ao invés de se posicionar em situação de risco.

Empatia
A empatia é também caracteristica do resiliente, é quando este profissional consegue ter  a capacidade como ser humano de compreender os estados psicológicos dos outros (emoções e sentimentos).

Autoeficácia
Autoeficácia é o sexto fator, que se refere à convicção de ser eficaz nas ações propostas.

Alcance de pessoas
O sétimo e último fator constituinte da resiliência é alcançar pessoas. É a capacidade que a pessoa tem de se vincular a outras pessoas para viabilizar soluções para intempéries da vida, sem receios e medo do fracasso.

Quero deixar claro que sempre que escrevo, me respaldo na convivência cotidiana com os colegas de trabalho, e buscando informações com especialistas, e tento levar ao leitor, informações que possam agregar algum valor enquanto profissional.

Meus textos são resultados de pesquisa, e não tem a intenção de expressar uma opinião particular.

 

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno