All for Joomla All for Webmasters

Gestor eficaz

Quero falar sobre os 4 principais saberes de um Gestor Eficaz: saber liderar, saber motivar, saber delegar e saber transformar estratégia em resultado. Esses  fatores são estrategicamente indispensáveis e necessários para que um gestor possa obter sucesso em sua trajetória como LIDER e esses assuntos devem ser tratados pontualmente, de forma dinâmica, objetiva e com conteúdo apurado.

Não adianta falar de planos, planejamento ou comprometimento sem antes conquistar o coração das pessoas, criar um ambiente fértil para a motivação crescer forte e delegar as responsabilidades para as pessoas certas. Aí sim o gerente estará pronto para transformar todo o planejamento em resultado. Conseguindo conquistar esses corações , você verá que mais do que um capataz com poder, que só dá ordens para os seus colaboradores, o gerente de verdade faz cada liderado acreditar no que ele acredita, a sonhar o seu sonho, acreditar no que ele acredita.  Eles vão trabalhar com você com o sangue, suor e lágrimas.

Existem chefes e existem aqueles que lideram. Os chefes têm uma posição de poder, ou autoridade. Mas aqueles que nos lideram de verdade, nos inspiram e nós os seguimos não porque temos que seguir, mas porque queremos seguir.  Numa empresa todos sabem o que fazer, muitos sabem como fazer e quase ninguém sabe o porquê fazer. Os líderes que começam com o “porquê” são os que mais conseguem inspirar todos à sua volta. Os líderes de verdade fazem cada liderado acreditar no que ele acredita, a sonhar o seu sonho. Se você inspirar as pessoas a acreditarem no que você acredita, elas vão trabalhar com afinco e sabendo “porquê”.

Mas uma equipe de colaboradores necessita mais do que isto. Ela precisa estar motivada. Chega de relacionar motivação apenas a prêmios, ações isoladas ou campanhas passageiras. Envolver e motivar as pessoas é uma questão de atitudes do dia-a-dia. São dezenas de cenas mostrando na prática as situações que agem como estimulante ou desestimulante para os funcionários. Fazê-la se sentir parte do processo, envolvendo-a nas tomadas de decisões, recebendo e ouvindo opiniões, não como parte determinante, mas como medida relevante, também é fator motivacional.

Duas situações comuns entre muitos líderes são o medo de delegar e ter a tarefa mal realizada, por isso centralizam as atividades. Ninguém no mundo faz as coisas exatamente como você. Pode fazer melhor, pode fazer pior, mas igual, não existe. E é uma tendência natural dos líderes quererem que seus liderados façam as coisas exatamente de uma determinada maneira: a sua maneira. Neste caso você deve aprender a fazer tudo certinho. A passar as informações necessárias, estabelecer prazo, escolher a pessoa certa, criar pontos de controle, entre outras dicas. Desta forma você conseguirá aproximar os resultados das tarefas bem perto do que almeja.

Transformar a Estratégia em Resultados é outro desafio complicado para todos os lideres, pois ele não depende apenas de um bom planejamento ou boa estratégia, é preciso que seus seguidores estejam preparados e comprometidos, e para que isto aconteça tudo que foi dito acima terá de ser atingido.

Obter resultados é fazer com que o cliente opte por você e não pelo concorrente.

 

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno