All for Joomla All for Webmasters

“Cuidado” até para crescer

Como faço meus comentários relativos à geração de trabalho e renda, e quase sempre voltados para o trabalhador, hoje vou conversar um pouco com o empregador, em especial àqueles que são aqui do município. Aqueles que começam pequenos e vão aos poucos fazendo crescer seus negócios.

É comum em empresas pequenas, o uso inconsciente da maior ferramenta existente para alavancar vendas e levar as empresas ao crescimento, que é o marketing. Ferramenta esta que deve ser usada em todos os níveis de organizações.

Todo resultado que se espera no uso do marketing, deve nascer de um trabalho de análise profunda do mercado em que atua, e precisa ser renovado constantemente, de acordo com os novos gostos e costumes dos consumidores.

As empresas existem e crescem independentemente do seu seguimento, por um único motivo; por que ela tem uma pessoa chamada CLIENTE. É o desejo deste cliente, que, unido ao desejo de pessoas com características semelhantes, tem o grande poder de traçar o destino das organizações. O sucesso está na satisfação oferecida às pessoas. Na menor compra que seja, o cliente está sempre a procura de satisfazer uma necessidade ou desejo, muito mais do que simplesmente a compra de um produto. Daí então, que baseado nesta satisfação do cliente, que alerto para tomar cuidado em não descuidar do atendimento, pois por maior que esteja sua empresa, o cliente continua sendo a parte principal do negócio.

Empresa pequena, com lojas simples e público-alvo limitado, em muitos casos, como disse acima, obtém sucesso pela sua aproximação e relacionamento quase pessoal com seus clientes. Daí surge um entendimento e uma percepção do que as pessoas realmente querem e gostam.

Este relacionamento de proximidade é muito positivo. Quase sempre leva a empresa a aumentar seu faturamento, e às vezes ampliando ou até abrindo novos pontos de vendas. E é esta a grande ambição dos profissionais do marketing. Tudo é feito para atrair e conseguir a confiança e lealdade dos clientes. E isto requer grandes investimentos.

As empresas pequenas na sua maioria começam com tudo isto. Mas, no entanto, com o crescimento, abrem mão desta relação, iludidos com a força da venda, e pela procura estável dos consumidores pelos produtos e serviços existentes na loja.

É comum começar a partir daí, um processo de afastamento. Os clientes passam a não receber o mesmo tratamento, o atendimento não é mais personalizado, tem de esperar mais tempo para ser atendido, o proprietário não está mais presente.

A simpatia de antes está agora no olhar distante do novo vendedor, que oferece produto, mais não mais oferece satisfação. É natural o tempo passar, e muitas empresas não perceberem isto. Perdeu o que elas tinham de mais importante: uma clientela fiel, amigos que ajudaram a alavancar o crescimento. Estes clientes agora apenas fazem parte de uma “carteira de clientes”.

Atentem-se: acompanhe o crescimento de sua empresa, com sensibilidade e cuidado com o relacionamento com as pessoas. Pelo contrario, isto pode se tornar veneno de efeito acelerado. Os clientes vão se sentindo desprestigiados, vão perdendo contatos, vão desistindo de serem mal atendidos e vão procurar outras opções, com o agravante de levarem outras pessoas.

Cresçam, é preciso. Mas não distanciem de sua clientela. E se seu tempo já não é o mesmo, se o crescimento te deu novas tarefas que o distanciou do atendimento, cuidado ao contratar seus colaboradores. Estes devem ter o perfil de quem sabe conquistar o cliente. Não o de quem sabe vender o produto.

Produto em toda esquina tem! Atendimento só em sua loja.

O segredo está em... Encantar o cliente!

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno