All for Joomla All for Webmasters

Trabalho, Emprego e Geração de Renda

Volto a ocupar este importante e conceituado espaço, para falar de Trabalho, Emprego e Geração de Renda.

Parece tudo ser a mesma coisa, mas; trabalho é aquilo que está para ser executado, emprego é a oportunidade dada a alguém para execuá-lo (mão de obras) enquanto que o trabalho uma vez executado culmina na geração de rendas.

Ter um emprego, não só constitui o principal recurso com que conta a maioria das pessoas para suprir as suas necessidades materiais, como também lhes permite plena integração social. Por isso, a maior parte dos países reconhece o direito ao trabalho como um dos direitos fundamentais dos cidadãos. Emprego é a função e a condição das pessoas que trabalham, em carácter temporário ou permanente, em qualquer tipo de atividade económica, remunerada ou não.

Em todo o Brasil, a oferta de emprego está aquecida, mas os empregadores tem tido dificuldades em preencherem as vagas existentes.

Como explicar então tantos trabalhadores com dificuldades de se inserirem no mercado de trabalho?

São vários os fatores, e sobre isto gostaria de falar em especial para o trabalhador de Ribeirão das Neves.

Já em 2011, o município dará inicio a um processo de  desenvolvimeno, recebendo do setor privado altos investimentos em vários seguimentos, que requererá a utilização de mão de obras bastante variadas. Enquanto alguns estarão dando inicio nas obras neste ano, algumas já iniciarão suas atividades com privisão de uma para o mês de março, e duas outras programadas para outubro.
Disse isto, para  alertar o trabalhador local, que um dos fatores de maior relevância, que leva o trabalhador a não conseguir uma vaga de emprego, é não estar preparado para a oportunidadede.

Não basta o trabalhador participar de alguns cursos de qualificação ou profissionalizante, e pensar que isto por se só o garantirá, embora não possa abrir a mão disso. Tem que se qualificar.

O que ocorre, é que as empresas hoje não mais contratam mão de obras, motivo pelo qual repeti esta palavra tantas vezes. Hoje as empresas estão contratando é conhecimento. Em que área você tem conhecimento!? Uma faxineira tem que ter conhecimento daquilo que lhe será atribuido. A empresa não quer ensinar. Ela tem algo para ser feito e precisa de alguém que o saiba fazer. E é esta pessoa que será contratada.

E o que é conhecimento para estas empresas? Saber fazer? Também!

Para a empresa, o trabalhador precisa ter conhecimento de “direitos e deveres”, ele precisa saber que se foi contratado a empresa passará a contar com ele. Aí eu volto no fator do alto indice de reprovação, para ser contratado, os setores de Recursos Humanos analisam nos candidatos fatores prepoderantes além da qualificação. Disponibilidade,assiduidade, pro-atividade, comportamento, postura e até marcketing pessoal em algumas situações.

Então;  resta ao trabalhador se atentar para estes fatores e se preparar para as oportunidades que estão por vir. Estou falando de realidade, de algo que realmente acontecerá. Não é promessa política.

DICAS para algumas ofertas que estão por vir: prestação de serviços, vendas internas, nutricionista, garçons, expedição, expositores, caixas, área administrativa e construção civil em geral.

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno