All for Joomla All for Webmasters

Moedas no cofrinho?

Estamos de volta com mais um texto da série Drops de Sabedoria. Já falamos sobre a desmistificação do sentido que o dinheiro é sujo, já falamos sobre a importância de não ser um mero pagador de contas, e desta vez vamos falar da importância de economizar, quando começar, com quanto começar, e onde aplicar.

Você já teve um porquinho para guardar moedas? É, quase todo mundo já teve um destes, e quem nunca viu a Caixa Econômica com campanhas para que você usasse a poupança para guardar seu dinheiro?

O mais importante de tudo nesta etapa é que você poupe, e vá além disto, se tornando uma pessoa que economiza e gaste o dinheiro com inteligência. Sim, inteligência financeira, que infelizmente não nos ensinam em casa, e nem na escola. Claro que há casos e casos, mas na maioria das vezes não nos ensinam, aprendemos na marra.

Nos Estados Unidos, uma criança de 2 anos já tem sua carteira de ações, enquanto aqui no Brasil damos aos nossos filhos porquinhos para guardar o troco, as moedas, e mais uma vez, tal prática prejudica e muito o desenvolvimento da inteligência financeira que deveríamos desenvolver em nossa sociedade. Mas isto não é um problema exclusivo nosso, isto é cultural e deveria está no currículo escolar e por consequência no nosso dia a dia dentro de casa.

Se tornando uma pessoa progressista leva a crer que você irá economizar 20% de sua renda para investimentos futuros, e um dos maiores erros em nossa sociedade é confiar na previdência, não planejando a aposentadoria. Quantas vezes vejo pessoas que trabalharam 30 a 40 anos, lutam para se aposentar, mas não conseguem sobreviver com o que a previdência paga. Não posso discorrer aqui sobre a previdência, daria um texto enorme, o que posso dizer é que não conte com ela, isto mesmo, não dependa somente dela, pois ela não vai sustentar você no momento em que suas forças já não serão as mesmas de hoje.

É preciso investir para ter independência financeira, sabe o que é isto? É tema de outro texto, mas em resumo é que você tenha poupança e uma renda satisfatória que transcende você de ser um mero pagador de contas. Para ter tal independência é preciso um planejamento de longo prazo, e quanto mais cedo você começar a investir mais cedo ela chegará e você será uma pessoa feliz!

Como começar a tirar as moedinhas do cofrinho e investir no mercado financeiro? Temos livros falando sobre isto, canais de televisão, na internet, é um curso longo e aqui preciso sintetizar bem para não se tornar um texto longo e chato. Pois bem, você precisa ter:

  1. Uma reserva de emergência – que é um saldo para que você possa enfrentar qualquer situação inesperada, e ela fica em um lugar com liquidez rápida, ou seja, onde você pode pegar na hora que precisar, por exemplo a poupança. Especialista dizem que depende do padrão de vida estabelecido pela família ou pela pessoa, seria uma média entre 1.000 a 3.000 reais de saldo e que você não usaria para nada, a não ser em alguma emergência. A minha emergência fica em um fundo de renda fixa com liquidez diária que posso resgatar na hora, rende mais que a poupança, apesar de pagar IR (imposto de Renda) dos rendimentos, mas ainda assim é melhor que a poupança.
  2. Já viu a história dos ovos e do cesto que nossos avós contavam? Não devemos por todos os ovos no mesmo cesto, pois caso caia você não perca todos. Nos investimentos esta premissa vale demais. Do total investido, 30% vai para renda variável, o mercado de ações, talvez não conheça, mas uma breve pesquisa na rede e no youtube é aconselhável, e pode me perguntar também que respondo com maior prazer. 50% no Tesouro Direto, que é títulos da dívida pública do governo, gosto dos pré-fixados, pois já sei o quanto vão render no final, e gosto de receber dividendos também, que é a distribuição de lucros de grandes empresas, uma vez que você tenha ações dela. 20% deixo de reserva para momentos de oportunidade e para manter o poder de compra, pois o mercado financeiro acontece muitas coisas e é preciso está pronto para qualquer eventualidade.
  3. Você  precisa ter uma conta em uma corretora para poder operar e comprar ações e tesouro direto, eu uso a Ativa Investimentos ha mais de 10 anos, e a indico, mas temos várias no mercado entre elas a Toro, XP investimentos, Orama, etc. Você escolha de acordo com seu perfil.
  4. Você pode investir a partir de 50 reais, menos você pode também, mas se olhar 20% do seu salário dará um pouco mais, e sobre as moedas no cofrinho dou um conselho: Faça este trocado circular no comércio.

Teria muito mais coisas para dizer neste texto, mas vou ficar por aqui, pois é só um drops, não a pastilha inteira (risos). Qualquer dúvida pode me enviar um zap (31) 992804688 ou um e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Até o proximo drops.

 

Drops de Sabedoria

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno