All for Joomla All for Webmasters

Progressista ou consumista?

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Estamos indo para nosso segundo texto da série Drops de Sabedoria, finanças pessoais, e neste texto falaremos um pouco sobre ser um pagador de contas. Você é um pagador de contas?

O objetivo deste exercício é verificar o comportamento das pessoas quanto ser progressista ou consumista. Um conceito básico, mas que muitos abrem mão dos fundamentos básicos e do comportamento ideal ante o dinheito que ganha.

Ser consumista é o que aproximandamente 80% da população nacional e até mundial é, isto em pleno século XXI. Ser consumista é ser um mero pagador de contas, sobreviver com o que ganha, e gastar todo o dinheiro sendo que na maioria dos meses falta para arcar com os compromissos assumidos.

Ser consumnista é ser refém do cheque especial. É sempre está com um empréstimo na conta. É pagar o rotativo do cartão credito, deixando investimentos em sua formação, ou aquisição de bens duráveis e no proprio futuro em terceiro e quarto plano.

Ser consumista é ser escravo do dinheiro, são aqueles que o salário não dura 5 dias na carteira. É protelar dividas e responsabilidades, buscando recursos com juros altissimos como cheque especial e rotativo do cartão de crédito. Se voce lida com seu dinheiro assim você tem um péssimo hábito.

É sabido de todos que habitos levam tempo para ser adquiridos, e se tem um que você precisa desenvolver é o de saber lidar com o dinheiro se tornando uma pessoa progressista.

O que é ser progressista? Ser progressista é ter um perfil desenvolvimentista. Parece complexo, mas não é, e eu vou te explicar.

Ser progressista é construir e garantir um amanhã melhor do que hoje, é fazer com que o dinheiro trabalhe para você, é ter uma segurança e independencia financeira, podendo conquistar o que você deseja, não no que é superfulo, mas sim o que de fato traga felicidade para seu dia a dia.

Exemplo fácil de saber se você tem o hábito progressista é se você gasta menos de 100% do que ganha. É indicado que você comprometa até 80% de sua renda com as despesas do dia a dia, entre elas casa, carro, lazer, ou seja, as despesas fixas e variáveis do mês conrrente, e nunca tenha uma despesa que seja maior do que 30% de sua renda, por exemplo, prestação da casa, prestação do carro, despesas com alimentação e consumo diário. Nenhuma delas, sozinha, pode passar de 30%.

Ser progressista é investir no futuro e naquilo que te trará retorno, como uma faculdade, como um imóvel de renda, ou para sair do aluguel, investir no mercado de capitais, em titulos do governo, ser emprendedor.

Conto dois exemplos partilhado na sala de aula: meus alunos do ensino médio, em épocas de poupança jovem, me perguntaram o que daria para fazer com os três mil reais que receberiam, e o que daria certo em nossa cidade. Isso em 2013, quando havia uma febre de casa de vitaminas em Venda Nova e em Belo Horizonte. Então três amigos da sala juntaram e investiram na casa de vitaminas que deu muito sucesso e depois até virou febre aqui também. Outro aluno me indagou que também queria investir, mas não em comércio, e me pediu uma dica. Eu perguntei a ele se o pai poderia tirar um apartamento para ele, e ele o alugaria, pagaria a prestação e ainda sobraria um bom dinheiro para continuar investindo. Quando ele quisesse casar ou morar sozinho, já teria um imóvel.

Temos diversos outros exemplos de empreendorismo para pessoas que querem ser progressista, e não meros pagadores de conta. O que realmente precisamos ter ciência é o hábito que precisa ser desenvolvido em nós, sendo ele: Nunca gaste mais que 80% do que você ganha, fuja de cheque especial e do rotativo de cartão de crédito, não tenha uma despesa única que ultrapasse 30% de sua renda, não seja escravo do dinheiro e seja feliz!

Por hoje é só, mais um Drops de sabedoria, espero ter ajudado vocês, até a proxima.

Drops de Sabedoria

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno