All for Joomla All for Webmasters

Você já visitou a Escola Aberta?

A escola precisa cumprir o papel de escolarização, que nada mais é do que completar a educação devida pelos pais. Este papel inclui em socializar, oportunizar, promover às crianças, adolescentes, jovens e adultos, um universo de oportunidades existentes aonde o mais fundamental de tudo, é que cada um deles descubra seu caminho, a sua jornada, a jornada do herói.

Estou tendo a oportunidade de coordenar um projeto fantástico no formato da Secretaria de Educação do estado de Minas Gerais, através da E.E. José Bonifácio Nogueira, cuja a diretora, Helia Castro nos convidou para o desafio, e claro aceitei prontamente, pelo simples fato de envolver vidas, envolver sonhos, de poder ter diversas pessoas fazendo atividades, cujas ações evolui algo fundamental no ser humano, que podem ser o caráter, o sonho, a sociabilidade, o respeito mútuo, entre outras áreas cruciais no processo evolutivo das pessoas.

Nesta etapa do escola aberta, estamos trabalhando com diversas oficinas. Como podemos ver na foto acima. Este grupo estava participando da fanfarra, e serão preparados para eventos culturais da cidade, buscaremos uma parceria com a brigada dos bombeiros, com a banda da polícia militar, e com a secretaria municipal de cultura visando o carnaval do próximo ano para que eles possam participar de todos os eventos possíveis no calendário, tanto escolar como no da cidade.

Este grupo optou pelos esportes. É sabido de todos que os esportes e a educação andam de mãos dadas, quando se fala de socialização, inclusão, e desenvolvimento humano. Em todo Brasil e no mundo temos notícias de projetos que usam o esporte como ferramenta para a evolução das pessoas. Com a gente não é diferente, acreditamos que nossos alunos precisam se mexer, precisam está em atividades que os farão acreditar em si mesmos, que os levarão a próxima fase de desafios, pois temos uma sociedade altamente competitiva, um mercado de trabalho voraz, e é preciso desenvolver neles o espírito competitivo, o saber perder, o cair e o levantar, e então enfrentar de novo.

Temos vários parceiros nos apoiando, e muitos outros virão, como o pessoal do Treinamento Funcional, T O, de um grande amigo Tiago Neves, que se dispôs, sempre que possível, nos ajudar. Nesta atividade esportiva é ensinado ao aluno muita disciplina, força de vontade, gerando resistência, preparo físico, obediência tática, que são características que se leva pra vida toda. Desde já agradeço aos parceiros de agora e que virão.

Ofertamos oficina de violão, em que os alunos aprendem o básico deste instrumento complexo, mas muito gratificante e lindo. O melhor de tudo é ver ex-alunos participando como na foto a seguir, em que o Douglas Santos transmite um pouco do que aprendeu, e com certeza ganhando muito com a experiência de ensinar a outros, é a lei do compartilhamento, e já recebi mensagens de outros ex-alunos se oferecendo em ajudar. Isto nos enche de orgulho e de esperança no ser humano, isto nos faz ampliar algumas ações futuras.

Temos também oficina de arte desenho. É um momento para soltar a criatividade, a liberdade de expressão, e acima de tudo aprender mesmo algumas técnicas de desenho e de como a arte se expressa. Todos sabem de como se tem usado a terapia do colorir, sendo assim, trouxemos um pouco disto para este momento. O legal é ver gente de todas as idades participando destas ações.

Outra oficina que estamos tendo é de metodologia científica, que envolve diversas situações desde como se portar em uma entrevista, como elaborar um currículo, formatar um trabalho escolar, os desafios do mercado de trabalho, ela é bem ampla e muito útil para nossos alunos. O oficineiro Lincoln Ramos tem nos ajudado muito, e traz muita experiência nestas atividades.

É uma enorme satisfação ser agente desta transformação. Nosso maior pagamento é ver mais de 100 pessoas de toda comunidade sendo beneficiadas e satisfeitas. Acreditamos que enquanto eles estão conosco, estarão livres de áreas de riscos, das drogas, da criminalidade, da violência. Acreditamos que sementes estão sendo lançadas, sementes de esperança, de um futuro muito melhor para cada um de nós.

Agradeço mais uma vez a todos os envolvidos e te convido a nos visitar aos sábados de 12h às 18h, na rua José Bonifácio Nogueira, 181, bairro São Pedro, em Ribeirão das Neves.

 

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno